III Mostra do Vinho Catarinense enobrece a vinicultura no estado
Com o objetivo de engrandecer a vinicultura do estado, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (4) a III Mostra do Vinho Catarinense, no hall da Assembleia Legislativa. O evento, que conta com a participação de vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina, visa valorizar a ciência e a prática de cultivar vinhas, além de incentivar o enoturismo no estado.
Entre os apreciadores de um bom vinho que prestigiaram o evento, o presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), ressaltou que a iniciativa propõe aos catarinenses conhecer um pouco mais a qualidade dos vinhos produzidos no estado, que, segundo ele, ao longo dos anos, evoluíram e aprimoraram suas técnicas de produção.
Idealizador do evento e autor da Lei Estadual 14.711, que cria o Dia Estadual do Vinho, comemorado anualmente em primeiro domingo de junho, o deputado Pedro Baldissera (PT) destacou o potencial da mostra, com destaque para a sangria do 1º barril de vinho. Na ocasião, Baldissera enfatizou a necessidade de valorizar a produção de vinhos do estado, sendo que a cadeia produtiva desses produtos sustenta milhares de empregos e gera renda em muitos municípios, trazendo benefícios a todos.
Obstáculos
Entre os problemas apresentados durante a mostra pelas associações e cooperativas para o crescimento da vinicultura no estado, esta a dificuldade de inserir os produtos no mercado, sendo que por serem classificados como produtores artesanais os vinhos catarinenses não possuem o código de barras para comercialização. Outro aspecto apontado é a concorrência do vinho importado, que chega as prateleiras de supermercados com preços baixos.
Diante desses aspectos, Baldissera disse que o Parlamento vem estudando uma legislação estadual ou federal. “Estamos tratando com muito carinho a grande demanda de produtores artesanais que temos no estado. Queremos em breve apresentar um Projeto de Lei nesta Casa para tratar da questão”, frisou.
Referente aos vinhos importados, o parlamentar salientou que o Legislativo vem discutindo coletivamente a possibilidade de taxar diferenciadamente todo vinho que vem de outros países para que não ocorra injustiça na comercialização com o vinho produzindo em santa Catarina.
Após os pronunciamentos, os convidados puderam degustar vinhos e sucos de uva de diversas regiões do estado. Também participaram do evento os deputados Manoel Motta (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB), Valmir Comim (PP) e Gilmar Kinaesel (PSDB).
Sala de Imprensa