Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2013 - 12h36min

Oficina ensina técnicas para degustação do vinho produzido em SC

Imprimir Enviar
Público aprendeu técnicas para degustação dos vinhos produzidos em SC. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Uma das atrações da III Mostra de Vinhos de Santa Catarina, realizada a partir desta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa, são as oficinas de degustação, promovidas em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  O evento será aberto oficialmente na noite desta terça-feira.

De acordo com Marcia Maluf, extensionista do instituto federal, o objetivo das oficinas é disponibilizar conhecimento técnico para que as pessoas, com o estímulo do olfato, da visão e do paladar, possam identificar o tipo de vinho consumido. “O objetivo não é fazer as pessoas aprenderem a beber o vinho, mas, sim, degustá-lo, não em quantidade, mas em qualidade”, explica.

Durante as oficinas, os participantes experimentam, em doses pequenas, alguns tipos de vinhos produzidos em Santa Catarina. Por meio da visualização do líquido na taça, do aroma do produto e do gosto, são ensinadas técnicas que auxiliam o degustador a identificar o teor alcoólico, o tipo de uva utilizado na fabricação e até a região onde é produzido, entre outras características de cada vinho.

As oficinas são realizadas no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, na sede da Assembleia. A primeira ocorreu no período da manhã e as demais serão às 13 e às 14 horas.

Pesquisa
O IFSC, por meio do Departamento de Projetos de Extensão, desenvolve uma pesquisa para diagnosticar o potencial enoturístico da Serra Catarinense. Além de Marcia Maluf, participam do projeto os extensionistas Guerrando Palei e Danúsia Miranda, sob a coordenação do professor Wilton Cordeiro. O objetivo é levar esse mesmo trabalho para outras regiões produtoras de vinho no estado.

“A Serra Catarinense tem um potencial enorme, com vinhos de qualidade, excelente estrutura hoteleira e culinária bastante qualificada. Só que esse potencial não é divulgado”, afirma Danúsia. O resultado da pesquisa será divulgado em setembro, com a realização de um seminário e o lançamento de um site, que inicialmente estará hospedado na página da Prefeitura de São Joaquim.

Divulgação do vinho catarinense
A III Mostra de Vinho integra as comemorações do Dia Estadual do Vinho, celebrado sempre no primeiro domingo de junho. As atividades foram iniciadas na manhã desta terça-feira, com a apresentação de vinhos no Hall da Assembleia e as oficinas de degustação. Ainda nesta terça-feira, a partir das 19 horas, ocorre a abertura oficial da mostra, com a sangria do barril. Logo após está programada uma degustação dos vinhos produzidos no Estado.

Conforme o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), autor do projeto que resultou na criação do Dia Estadual do Vinho, apesar da qualidade dos vinhos catarinenses o consumidor do Estado em geral desconhece a produção local, e prioriza produtos importados, muitas vezes de qualidade inferior. A divulgação do vinho que é produzido em Santa Catarina amplia, cada vez mais, a ponte entre vinícolas e consumidores.

A promoção é da Cresol Tangará, prefeituras de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, Sindivinho, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (Progoethe), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar