Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/12/2012 - 15h25min

Semana Estadual da Amizade Brasil Japão encerra atividades culturais

Imprimir Enviar
Homenagem a II Semana Estadual da Amizade Brasil Japão

A II Semana Estadual da Amizade Brasil Japão, instituída sob a Lei 15.324/2010, de autoria da deputada Angela Albino (PCdoB), teve início na noite de sexta-feira (14) com uma cerimônia, no Plenarinho Paulo Stuart Wright, e contou com a presença da vice-consulesa do Japão no Brasil, Nana Kawamoto. A Semana Brasil Japão encerra o panorama cultural do ano legislativo com atividades e exposição artística.

De acordo com a vice-consulesa, a Semana Estadual de Amizade Brasil Japão é de suma importância pois a relação bilateral Brasil/Japão está avançando a cada ano. "Sabemos que essa relação entre os países não avança sem intercâmbio pessoal, social e cultural. Então, neste sentido, eu acho que a lei estadual que estabeleceu a Semana de Amizade entre Brasil e Japão impulsiona esse fortalecimento".

A data comemorativa foi criada com base na história da passagem dos primeiros japoneses em solo brasileiro. Há registros de que, em 1803, quatro japoneses, náufragos do barco Wakamiya-maru, salvos pelo navio de guerra russo Nadiezhda, visitaram nosso país. Fundeados nas proximidades da Ilha de Anhatomirim, desembarcaram perto do Forte Santana, na antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.

Associação Wakamiya-Maru
A Associação Wakamiya-Maru Ilha de Santa Catarina foi fundada após a aprovação da Lei 15.324/2010 e funciona como espaço de encontro entre os descendentes de japoneses no estado e como forma de manter sua cultura, numa interação com a cultura de Florianópolis. Os laços que unem a capital de Santa Catarina com a cidade de Ishinomaki, no Japão, deu-se no ano de 1803, quando os japoneses saíram de suas terras e aportaram no povoado de Nossa Senhora do Desterro.

Homenagem
Luiz Toubouti, grande pesquisador da cultura japonesa no estado e primeiro a descobrir a chegada de japoneses na Ilha de Santa Catarina, foi homenageado postumamente. Quem recebeu a homenagem foi o secretário da Associação Wakamiya-Maru, Paulo Baltazar da Rosa.

Apresentações culturais
Após a cerimônia de abertura, os convidados foram direcionados ao Hall da Assembleia Legislativa onde assistiram a apresentação do grupo de taikô Shimadaiko e do vídeo da Associação Wakamiya-maru, com breve relato da história dos primeiros japoneses em terras brasileiras.

Estiveram presentes na abertura da Semana a presidente da Associação Nipo Catarinense, Roxana Shinorara; o presidente da Associação Wakamiya-Maru, Jorge Sato; o vice-presidente das Associações Nikkeis de Santa Catarina, Elidio Sinzato; a coordenadora Estadual da União de Negros pela Igualdade, Micheli Magalhães; o presidente da União Catarinense dos Estudantes, Derique Hohn, e a diretora e membro do Conselho da Associação Nipo Catarinense, Tereza Sato.

Durante a semana, uma exposição sobre a cultura japonesa poderá ser visitada na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar