Mostra destaca laços entre Brasil e Japão
A Assembleia Legislativa recebe entre os dias 14 e 20 de dezembro a Exposição da II Semana Estadual da Amizade Brasil Japão. As peças estarão expostas entre no hall de entrada do Palácio Barriga Verde.
A mostra apresenta bonecas com vestimentas tradicionais, maquetes de construções japonesas tombadas como patrimônio da humanidade, armas e vestimentas da arte marcial ken jutsu, além de painéis que contam a história do primeiro desembarque de japoneses na América do Sul, ocorrido em 1803, em Florianópolis.
Os objetos integram os acervos do Consulado Geral do Japão em Curitiba, do Instituto Niten e da Associação Wakamiya-maru Ilha de Santa Catarina, entidade que organiza o evento em parceria com a Associação Nipocatarinense.
A Semana Estadual foi instituída a partir de uma lei de autoria da deputada Angela Albino (PCdoB). As comemorações celebram as boas relações entre os dois países e estimulam a integração entre brasileiros e japoneses, como afirma a vice-cônsul do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto.
As festividades foram abertas oficialmente em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, no Plenarinho da Assembleia. O evento ainda contou com demonstrações de artes marciais e show de tambores japoneses.
A programação da Semana ainda inclui uma série de apresentações artísticas, na Assembleia Legislativa, e palestras, oficinas e exposições realizadas na Fortaleza da Barra da Lagoa, também na Capital.
Rádio AL
Saiba Mais
Últimas notícias
- 18h41min•Comissão de Meio Ambiente abre atividades de 2025
- 18h15min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (19)
- 17h55min•Deputado propõe medida contra desperdício de vacinas
- 17h30min•Comissão aprova reunião conjunta para debater população em situação de rua
- 15h53min•Programa prevê pagamento de dívidas de IPVA e multas durante ações de fiscalização
- 14h54min•Projeto quer reforçar punição a práticas discriminatórias em SC
- 13h23min•Comissão vai ouvir Celesc sobre falhas nos serviços da companhia
- 13h00min•Deputados vão debater população em situação de rua e saneamento básico