Homenagem do balé Bolshoi marca despedida de Luiz Henrique da Silveira
Uma homenagem da Escola do Balé Bolshoi do Brasil marcou a cerimônia de despedida do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), na tarde desta segunda-feira (11), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. O velório do senador, morto no domingo (10), aos 75 anos, terminou por volta das 17 horas.
A cerimônia ecumênica contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), diversos senadores, ministros de Estado, além de autoridades estaduais e municipais. A comitiva presidencial chegou ao centreventos às 15h50. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também compareceu.
Dilma discursou durante a cerimônia. Dirigindo-se à esposa do senador, Ivete, ela destacou a importância da figura de Luiz Henrique para a política nacional. "É uma honra para mim estar aqui, em nome de todos os brasileiros. Um país é feito de homens com a estatura de Luiz Henrique da Silveira", ressaltou.
A presidente destacou também a preocupação do senador com a cultura, ao citar a Escola de Balé Bolshoi. "Isso era motivo de orgulho para ele", lembrou. "O Brasil precisa de homens como ele, com grande dignidade, com integridade, com valores que são fundamentais para qualquer nação."
Em nome de todos os senadores, Jorge Viana (PT-AC) destacou, emocionado, o amor que Luiz Henrique tinha por Santa Catarina e pelo Brasil. Viana classificou o catarinense como "um político completo, uma figura ímpar". O acreano ainda se referiu ao colega como um amigo, um homem sincero e comprometido com o Brasil.
A jornalista Letícia Schlindwein, assessora do senador, também discursou, em nome de toda a equipe que trabalhava com Luiz Henrique. "Ele era diferente. Um político limpo, que fazia seu trabalho em prol do todo. Sempre defendeu um país melhor, com menos Brasília e mais 'brasis'".
O governador Raimundo Colombo (PSD) e o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) também homenagearam o senador. Colombo se emocionou ao final do discurso, no qual lembrou um dos lemas de camapanha de Luiz Henrique: Por toda Santa Catarina. "É uma despedida prematura. Fica o exemplo do grande homem público, que, por toda Santa Catarina, plantou desenvolvimento, levou esperança. Hoje toda Santa Catarina está em lágrimas".
Alunas da escola Bolshói subiram ao palco do centreventos e aplaudiram o senador. Elas colocaram uma sapatilha sob o caixão. Emocionados, familiares e amigos acompanharam a apresentação de "A Morte do Cisne", pela camerata Bolshoi e a bailarina Amanda Gomes.
Representantes de várias religiões também rezaram pela alma do senador. O velório foi encerrado por volta das 17 horas. O corpo seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros de Joinville até o cemitério municipal, onde foi recebido por uma salva de tiros da guarda de honra da Polícia Militar. Sob aplausos, Luiz Henrique da Silveira foi sepultado às 18 horas.
Agência AL
Saiba Mais
- Parlamentares de vários partidos lamentam a morte de Luiz Henrique
- Presidente Dilma Rousseff participa do velório de Luiz Henrique
- Deputados estaduais relembram trajetória de Luiz Henrique
- Senadores catarinenses prestam homenagem a Luiz Henrique
- Corpo do senador Luiz Henrique da Silveira é velado em Joinville
- A trajetória de um dos maiores líderes políticos do Estado