Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2015 - 13h00min

Corpo do senador Luiz Henrique da Silveira é velado em Joinville

Imprimir Enviar
Comoção marca velório de Luiz Henrique da Silveira em Joinville FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O movimento de populares e autoridades no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, é intenso desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (11). No local, é velado, desde a noite de domingo (10), o corpo do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que morreu aos 75 anos, vítima de infarto.

Logo pela manhã, as principais autoridades do estado já estavam no velório para prestar solidariedade à família e aos amigos do senador, que faleceu na tarde de domingo, no Hospital Unimed de Joinville. O governador Raimundo Colombo (PSD) e o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), acompanhados de secretários de Estado, como Antonio Gavazzoni (Fazenda), lamentaram a perda.

“Santa Catarina e o Brasil ficam órfãos de um político que sempre teve um papel de liderança e de conciliação, sempre em prol do interesse público”, comentou Colombo. “Luiz Henrique da Silveira viveu plenamente a sua vocação de homem público e deixa um legado de realizações”, completou Pinho Moreira.

Os outros dois senadores catarinenses também estavam no velório. Dário Berger (PMDB) destacou que Luiz Henrique levantou bandeiras importantes não só para Santa Catarina, mas como para o Brasil, como é o caso do Pacto Federativo e da melhor distribuição dos recursos entre os estados. “Ele leva consigo uma parte da história de Santa Catarina, do PMDB. Nós temos que agora continuar a luta por essas bandeiras que ele sempre levantou”, disse.

Paulo Bauer (PSDB) classificou o senador falecido como um exemplo de honestidade e ética na política. “Numa época em que nós vemos tantos políticos envolvidos com escândalos de corrupção, nós perdemos um homem que é e sempre será modelo de honestidade e competência no serviço público.”

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (PSD), não apenas Joinville e o estado estão de luto com a  morte de Luiz Henrique. “O Brasil também está de luto. O senador já foi ministro, tinha uma relação com todo o país, uma relação de respeito. Perdemos uma referência de conciliação, de busca pelo diálogo”, afirmou.

Vários deputados estaduais também acompanham o velório, entre eles Leonel Pavan (PSDB), que foi vice-governador no segundo mandato de Luiz Henrique no Executivo estadual, Patrício Destro (PSB), Antonio Aguiar (PMDB), Valdir Cobalchini (PMDB), Darci de Matos (PSD), Romildo Titon (PMDB), Gabriel Ribeiro (PSD), Luiz Fernando Vampiro (PMDB) e Manoel Motta (PMDB). Deputados federais como Milton Mariani (PMDB) e Cesar Souza (PSD) também participam, além de prefeitos de várias cidades, entre eles Udo Döhler (Joinville), Cesar Souza Junior (Florianópolis) e Jandir Bellini (Itajaí).

Além das homenagens de populares e autoridades, o senador foi homenageado com uma rápida apresentação da Orquestra Cidade de Joinville, que executou a música “My Way”. Coroas de flores, enviadas por vários lugares do Brasil, chegavam a todo o momento.

Dilma Rousseff
A presidente da República é aguardada em Joinville para o velório do senador Luiz Henrique da Silveira. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville, a comitiva presidencial deve chegar à cidade por volta das 15h30.

Antes, às 15 horas, é esperada a chegada do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhado de pelo menos outros 10 senadores. A aeronave vinda de Brasília decolou da Capital Federal por volta das 13 horas.

O sepultamento está programado para as 16h30, no cemitério municipal de Joinville.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar