Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2022 - 08h27min

Governo veta pensão especial para pessoas com autismo severo

Imprimir Enviar
Foto: Arquivo/Agência AL.

A Assembleia Legislativa vai analisar o veto do governador Carlos Moisés da Silva ao projeto de lei aprovado pelos deputados estaduais que concede o pagamento de pensão especial a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nível três, considerado o mais severo.

O PL 361/2021, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), dá direito aos autistas com sintomas graves de receber o benefício mensalmente, no valor de um salário mínimo. Esse tipo de pensão já é pago pelo governo do Estado a pessoas incapacitadas para o trabalho, como portadores de epidermólise bolhosa (doença genética que provoca a formação de bolhas na pele); com deficiência intelectual grave ou profunda; e para pessoas com hanseníase.

Apesar de reconhecer o mérito da medida, o governador alega que é inconstitucional, pois estende benefício de seguridade social sem a correspondente fonte de custeio total, além de criar despesa obrigatória sem estar acompanhado da estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

O veto agora retorna para a Assembleia Legislativa, que poderá votar pela manutenção ou pela derrubada. Se o veto for rejeitado pelos parlamentares, a lei é promulgada.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar