Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/10/2023 - 14h54min

Frente parlamentar em apoio às guardas municipais é lançada na Alesc

Imprimir Enviar
Lançamento ocorreu nesta terça-feira (24) no Plenarinho da Alesc
FOTO: Giovanni Kalabaide

A Assembleia Legislativa passa a contar a partir desta terça-feira (4) com uma nova Frente Parlamentar, que vai atuar em apoio às Guardas Municipais em Santa Catarina. O grupo será coordenado pelo deputado Emerson Stein (MDB). Segundo o parlamentar, a criação dessa frente se deu pela necessidade de fortalecimento destas instituições.

“A guarda municipal tem atuação extremamente efetiva dentro das suas atribuições e realiza um excelente trabalho de parceria com demais órgãos de segurança no combate da criminalidade, gestão de trânsito, segurança escolar e proteção do patrimônio publico, por isso, queremos apoiar as guardas já constituídas e dar o suporte necessário para a implementação nas cidades que não contam com esse serviço”.

O deputado Egídio Ferrari (PTB), que é delegado de polícia, é um dos integrantes da Frente. “Sou um apoiador desse movimento e aqui pretendo levantar informações, ouvir experiências e fazer um estudo efetivo, não só com números, e levá-lo para municípios que poderão criar a sua guarda”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Santa Catarina, Alexandre Gebler, propôs um modelo de expansão da atuação da categoria no estado. “Pretendemos buscar junto com a Fecam a criação de regiões metropolitanas, para que os profissionais que atuam nas grandes cidades possam fazer a segurança também nos municípios vizinhos, e que são menores”, defendeu.

Durante a cerimônia de lançamento, além da ampliação da atuação das guardas municipais, representantes da categoria apresentaram algumas revindicações, entre elas, a regulamentação da criação e funcionamento das polícias municipais, e a inclusão da guarda municipal entre os órgãos de segurança pública.

Ao final do evento o coordenador anunciou que a Frente Parlamentar deve atuar com foco na garantia da segurança jurídica dos profissionais, na padronização das guardas e de equipamentos e na criação de uma cartilha com orientações para a categoria.

Participaram da cerimônia secretários de segurança pública e guardas municipais das cidades de Piçarras, Navegantes, Itajaí, Itapema, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, São José, Porto Belo, Palhoça Laguna, Tubarão Rio do sul e Joinville.

Integrantes da Frente Parlamentar

Fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Emerson Stein, delegado Egidio, Antídio Lunelli (MDB), Carlos Humberto (PL) e Jessé Lopes (PL).

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar