Fórum estadual de educação étnico-racial discute ações para 2014
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco, na tarde desta sexta-feira (7), da primeira reunião do Fórum Estadual Permanente de Educação das Relações Étnico-raciais neste ano. No encontro, realizado na Sala das Comissões, representantes das instituições públicas, entre elas o Parlamento catarinense, e de movimentos sociais discutiram as metas do grupo para 2014.
O fórum foi criado em 2005 com o objetivo manter de permanente diálogo com representantes da sociedade civil e o poder público para a implementação da legislação que trata do ensino da história e cultura afrobrasileira, africana e indígena nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e particular. O grupo é composto por representantes de 23 instituições e movimentos sociais.
Segundo a professora Jeruse Romão, presidente do fórum, uma das metas para 2014 é o desenvolvimento de uma campanha junto à Secretaria de Estado da Educação para divulgação das políticas de cotas para os estudantes negros no ensino superior. De acordo com Jeruse, os alunos quase não são informados sobre a existência dessas políticas afirmativas.
“Infelizmente há uma visão distorcida sobre as cotas dentro das escolas e, por isso, os jovens negros não são adequadamente informados sobre esse direito. Acredito que estamos vivendo uma situação de racismo institucional”, afirmou Jeruse.
Agência AL