Sala de Imprensa
Debates sobre APA da Baleia-Franca, saúde animal e autismo marcam a semana na Alesc
A semana de atividades na Assembleia Legislativa de Santa Catarina começa com uma audiência pública, nesta segunda-feira (02), que vai debater o território da Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca em Santa Catarina. O evento será promovido pela Comissão Mista da APA da Baleia-Franca da Alesc, a pedido do deputado Marquito (Psol).
Segundo justificativa do parlamentar, é fundamental o debate sobre o tema, visto que a área faz parte de uma unidade de conservação federal criada com o objetivo de proteger a baleia-franca-austral (Eubalaena australis) e preservar o ecossistema marinho-costeiro, beneficiando, além desta espécie, outras espécies de fauna e flora ameaçadas.
A audiência pública está marcada para as 18h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Imbituba. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.
Capacitação estomias e epidermólise bolhosa
Na terça-feira (03), a Comissão de Saúde e a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência realizam na cidade de São Bento do Sul, o “Seminário para Capacitação em Estomias e Epidermólise Bolhosa”.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são mais de 400 mil pessoas com estomia, procedimento que auxilia pacientes de câncer, vítimas de acidentes e pessoas com doenças inflamatórias e intestinais. Em Santa Catarina esse número chega a 5.621 mil pacientes cadastrados. Já a pessoa com epidermólise bolhosa encara uma série de desafios desde o nascimento, quando apresenta bolhas e erosões na pele e muitas vezes nas mucosas, geralmente após mínimos traumas.
- O seminário será na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, no Centro de São Bento do Sul, a partir das 08h.
Combate à Esporotricose
Também na terça-feira, a Alesc vai promover um seminário inédito para debater medidas de enfrentamento à esporotricose - uma zoonose emergente que tem gerado preocupação crescente entre autoridades de saúde e defensores dos animais no estado.
A iniciativa é do deputado estadual Mário Motta (PSD), que irá reunir especialistas e representantes de órgãos públicos no Plenarinho Paulo Stuart Wright, a partir das 19h. O evento é aberto ao público e voltado a parlamentares, profissionais da saúde, veterinários, gestores públicos e protetores de animais.
A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, que acomete principalmente gatos, mas também pode ser transmitida para humanos, configurando um grave problema de saúde pública. Nos últimos anos, casos da doença têm sido registrados em diferentes regiões de Santa Catarina, mobilizando esforços conjuntos para ampliar a vigilância, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento.
Transtorno do Espectro Autista, do Diagnóstico à Intervenção
Promover a conscientização, disseminação do conhecimento e capacitação de profissionais da educação, familiares e comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância do diagnóstico precoce e de práticas de intervenção eficazes para garantir a inclusão educacional. Esse é o objetivo do 1° Seminário Regional sobre Autismo no Meio Oeste: Transtorno do Espectro Autista, do Diagnóstico à Intervenção, que acontece na quinta-feira (05), na cidade de Joaçaba.
O evento é uma promoção da Escola do Legislativo Deputado Licio Mauro da Silveira e pretende reunir pais, professores, especialistas e a comunidade em torno do debate sobre a importância da intervenção precoce e da inclusão de pessoas com autismo. O seminário será no Espaço Lúmen Unoesc, no bairro Flor da Serra, em Joaçaba.
Comissões
Durante a semana, estão programadas as reuniões das comissões permanentes da Alesc. Na terça, ocorre a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e das comissões de Direitos da Pessoa com Deficiência; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Já na quarta-feira, devem se reunir as comissões de Saúde; de Esporte e Lazer; de Finanças e Tributação; e de Segurança Pública.
As sessões plenárias acontecem sempre nas terças e quartas-feiras, a partir das 14h, e nas quintas-feiras, às 09h.
Alterações
As reuniões das comissões, assim como os outros eventos da Casa, podem ser alterados ao longo da semana. Todos são abertos ao público e terão transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação da Alesc.
Fique por dentro
Acompanhe o trabalho parlamentar pelas mídias sociais da Alesc, no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Confira também as notícias nos sites da Agência AL, TVAL e da Rádio AL.