Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/03/2022 - 17h14min

Fórum decide realizar seminários regionais para divulgar ciência na escola

Imprimir Enviar

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O Fórum Estadual “Escola é lugar de ciência”, que congrega 16 entidades voltadas à educação, decidiu na tarde de quinta-feira (17), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, organizar quatro seminários regionais para divulgar e promover a ciência na escola, do Ensino Fundamental ao Médio.

Os seminários, previstos para 2022, devem acontecer em Criciúma, sob os cuidados da Unesc; em Rio do Sul, com o apoio da Unidavi; em Canoinhas, na UNC; e na Grande Florianópolis, ainda sem local previsto.

“A ideia é fazer seminários regionais para professores e alunos, com palestras e trocas de experiências, exposição de práticas das escolas e o fomento de debates locais”, explicou Wilsoney Gonçalves, assessor da Comissão de Educação, acrescentando que o modelo deve ser híbrido, com participações on line e presenciais.

Além dos seminários, os integrantes do Fórum discutem a formação continuada para os professores interessados em criar grupos de pesquisa nas escolas estaduais e municipais.

“Precisamos identificar pessoas e setores referências, dialogar com os profissionais nas escolas para conhecer as necessidades para a produção da ciência”, afirmou Wilsoney.

Essas pesquisas deverão gerar conhecimento científico orientado para contexto atual, com perspectiva da inclusão, abordando, por exemplo, a violência na escola e na comunidade, os problemas ambientais locais, a diversidade e a pluralidade cultural, a educação indígena e quilombola.

“Temos de trabalhar na perspectiva de resolver problemas e desafios das comunidades”, avaliou Marilane Maria Wolff Paim, diretora-geral do Instituto Federal Catarinense.

“Tem a questão metodológica, precisamos garantir que o recorte e o particular estejam articulados com o universal”, ponderou o professor Maurício José Siewerdt, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), acrescentando que o professor, o principal agente da ciência na escola, “tem de querer entrar nessa política pública”.

Financiamento
A proposta do Fórum é lançar editais de pesquisa específicos para o programa “Escola é Lugar de Ciência”, para que os professores e as escolas interessadas possam dispor de recursos financeiros, materiais e humanos.

“Os editais serão orientados por professores pesquisadores, isso é uma maravilha, você coloca os educandos em outra situação”, declarou Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação da Alesc, que apontou para Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O exemplo do Instituto Federal de SC
Flávia Maia Moreira, responsável pela área de pesquisa e pós-graduação do IFSC , lembrou que os institutos federais já fomentam a produção científica nas escolas de ensino médio.

“O Instituto tem algumas condições que nos permitem fomentar projetos de pesquisa dentro da comunidade: a gente tem carga horária; orçamento, que está diminuindo, mas temos; a gente consegue organizar cursos de formação continuada. Tem muita coisa que fazemos, temos as nossas licenciaturas que trabalham com as redes, com os municípios e a rede estadual, precisamos é fazer um compartilhamento”, admitiu Flávia.

Entidades que integram o Fórum
Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc; Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de Santa Catarina (SBPC/SC); Fórum Estadual Popular de Educação de Santa Catarina (FEPE-SC); Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC); Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe); Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Instituto Federal Catarinense (IFC); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc);  União Catarinense das e dos Estudantes (UCE/SC); Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC); Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam); Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC).

Vítor Santos
Agência AL

Voltar