Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/03/2024 - 07h29min

Fórum da Mulher Empreendedora incentiva mulheres do Meio Oeste de SC

Imprimir Enviar
Mulheres de Monte Carlo participam de evento, promovido pela Comissão de Finanças, dentro da programação do Mês da Mulher.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Enaltecer a importância e a capacidade da mulher de empreender na sociedade. Este foi o principal assunto, entre as falas no segundo encontro do Fórum da Mulher Empreendedora, realizado na noite de ontem (7), no município de Monte Carlo, no Meio Oeste catarinense.

Mais de 100 mulheres da região prestigiaram o evento, promovido pela Comissão de Finanças e Tributação e apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

O Fórum prevê a realização de cinco encontros, em parceria com o Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O presidente da Comissão de Finanças, deputado Marcos Vieira (PSDB) mandou uma mensagem às mulheres do encontro. “Buscamos valorizar cada vez mais o potencial das mulheres em um universo predominantemente masculino".

Lideranças Femininas    
Prefeita reeleita de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto (PSDB) destacou que o fato do município ser escolhido para sediar o evento é uma grande conquista. De acordo com ela, as mulheres da região ainda enfrentam uma cultura machista. "Mesmo assim, nossas mulheres estão despertando para o empreendedorismo. Nossa intenção é somar nessa busca pelo seu espaço", pontuou.

De origem humilde, onde desempenhou atividades na roça, a prefeita ponderou que o caminho para chegar a vida política e a prefeitura foi aproveitar todas as oportunidades.

A presidente da Câmara Municipal de Brunópolis, vereadora Tânia Bortolini (PL) também destacou a importância da mulher em todas as esferas da sociedade. Segundo ela, o empreendedorismo feminino ainda é um desafio, mas o cenário está mudando positivamente. “As mulheres estão atuando em diferentes áreas, contribuindo para o sustento da família, conquistando outros espaços", avalia.

Palestras
Durante a noite, um ciclo de palestras abordou a importância da comunicação, as transformações e o desenvolvimento para evidenciar atitudes empreendedoras que possam gerar resultados.

Abrindo o bate papo, a mestre em Administração e Negócios, Neusa Balestrin, apontou a evolução positiva das mulheres no mercado. Consultora do Sebrae, Neusa destacou que atualmente no Brasil existe mais de 100 milhões de mulheres, mais de sete milhões de empreendedoras e, em Santa Catarina, aproximadamente 400 mil mulheres tem CNPJ em seu nome.

Com foco na essência da mulher, na beleza e capacidade, a psicoterapeuta, Neiva Santi trouxe para o debate o autocuidado. "Para cuidar ou oferecer algo de mellhor para os outros é necessário que a mulher olhe primeira para ela".

Especialista em Psicologia Transpessoal, ela revela que é preciso resgatar a energia feminina que foi se perdendo ao longo do tempo para o parâmetro masculino de fazer. "Existem várias formar de fazer, como o se doar, o aceitar, a conexão e sua potencialidade, pois a mulher sempre foi capaz de realizar suas atividades e desafios".  

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar