Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2015 - 07h38min

“Fala Deputado”: Darci de Matos reitera apoio aos bombeiros voluntários

Imprimir Enviar
Deputado Darci de Matos é defensor dos bombeiros voluntários. FOTO: Fábio Queiroz

A defesa da atuação das Associações Civis de Bombeiros Voluntários em Santa Catarina continuará como uma das prioridades do terceiro mandato de Darci de Matos (PSD) na Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito durante a gravação do programa "Fala Deputado", da TVAL, que vai ao ar hoje (11), às 12h30. Temas como saúde, educação e segurança pública também pautam a entrevista concedida pelo representante da região Norte do estado.

Matos enaltece o trabalho realizado pelos bombeiros voluntários e militares e esclarece a divergência existente entre as corporações. "As duas são fundamentais para o estado. A questão é que os militares insistem em atuar nas cidades onde os voluntários já estão, como é o caso de Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul. Isso é irracional, é jogar dinheiro pela janela. Aí vou resistir", diz.

De acordo com o parlamentar, os bombeiros militares prestam atendimento a cerca de 40% do território catarinense e, os voluntários, a 30%. Matos sugere que as corporações mantenham uma convivência harmônica e que os militares se instalem nos 171 municípios onde não há nenhum Posto do Corpo de Bombeiros.

Novas leis
Durante a entrevista, Matos destaca dois projetos de lei de sua autoria que receberam recentemente a sanção do governador Raimundo Colombo (PSD). A Lei 16.602/2015 prioriza vagas nas escolas catarinenses para crianças e adolescentes cujas mães foram vítimas de violência doméstica.

Já a Lei 16.583/2015 restringe a venda de óculos ao varejo e a prestação de serviços ópticos a estabelecimentos que funcionam com licença do órgão de vigilância sanitária competente. "É uma preocupação com a saúde pública e o combate à pirataria. O objetivo é impedir a oferta de óculos sem procedência, que podem trazer danos graves à visão." Segundo Matos, o próximo passo é cobrar a fiscalização da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária.

Saúde, educação e segurança pública
O deputado estadual faz uma avaliação positiva da gestão de Colombo, mas enfatiza que é necessário avançar em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública.

Na opinião do parlamentar, a prioridade deve ser a saúde. "O governo fez os mutirões das cirurgias, está construindo hospitais, mas a demanda é grande. No caso de Joinville, a minha sugestão é um novo hospital na zona sul da cidade." No setor de educação, Matos ressalta a proposta do novo plano de carreira do magistério apresentada pelo governo.

A área de segurança pública, conforme o deputado, requer investimentos em efetivo policial e equipamentos. "Todo o estado precisa, mas temos que entender que os recursos são escassos. Lamentavelmente, a criminalidade aumentou muito, sendo que 80% dos crimes derivam do uso de drogas."

Matos também faz comentários sobre a falência do sistema penitenciário e a revisão do Código Penal Brasileiro. "Não há cadeia que chegue! Tínhamos 6 mil presos em Santa Catarina dez anos atrás e hoje temos em torno de 17 mil. É um absurdo! Precisamos endurecer as leis, rever a questão da maioridade penal."

Atuação nos colegiados
O parlamentar adianta que deve integrar a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Casa. "Quero dar ênfase à questão da mobilidade urbana, o grande problema do século. Também acredito que as micro e pequenas empresas devem ser fortalecidas e apoiadas."

Acompanhe
O programa "Fala Deputado" é exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da RádioAL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.

 

Voltar