Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2023 - 16h17min

Exposição Margem do Rio apresenta ações do homem sobre a natureza

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

A exposição Margem do Rio, do artista Leandro Jung, está em cartaz, a partir desta segunda-feira (29), na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa, e é composta por obras pensadas e desenvolvidas pelo contato de Leandro com a natureza.

Observador de seu entorno, o artista pesquisa a ação humana e seus desdobramentos na natureza, como o aumento da poluição, a devastação ambiental, as queimadas, a poluição dos rios pelos dejetos de carvão.

“A inspiração veio da observação do entorno do meu ateliê, localizado em Palmeira Alta, no município de Orleans, no sul do estado. As ações humanas e as mudanças provocadas na natureza me deram os elementos para pensar e criar essa série composta por 13 obras.”

A partir desses elementos, Leandro desenvolve suas obras com o uso de tecidos tingidos pelos diferentes tons resultantes das ações humanas na terra, nas margens dos rios, na vegetação, nas florestas.

Sobre o artista
Leandro Jung é artista visual,  graduado em Artes Visuais pela Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011/2015) e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesc (2015/2018).

O artista participou  de diversas exposições individuais e coletivas no estado, e foi selecionado pelo Concurso para Projetos Artísticos da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – edição 2023, que tem como objetivo dar espaço a artistas catarinenses.

Sobre as obras
A obra "Imagens do Rio Palmeiras: Orleans" foi feita com dois tecidos tingidos no Rio Palmeiras (Orleans, SC), em dois dias distintos, pela ação da exploração do carvão mineral.

As obras "Margem do rio" e "Margem do rio II" foram elaboradas a partir de dois tecidos enterrados na margem do Rio Palmeiras, em um  período de, aproximadamente, um mês.

A obra “Mostruário de terras” é composta por nove telas pintadas com terras de diferentes tonalidades, extraídas na comunidade de Palmeira Alta, Orleans.

As obras “Terra”,  “Terra II” e “Terra III”, são pinturas abstratas produzidas com tintas feitas de terras também extraídas pelo artista na comunidade de Palmeira Alta.

As obras “Impressões da queimada I” e “Impressões da queimada II” foram produzidas a partir do contato com queimadas da mata auxiliar do Rio Palmeiras. Os tecidos ficaram em contato com as queimadas em um período de, aproximadamente, um mês.

As obras “Impressões das pedras”  e “Impressões das pedras II”  foram elaboradas a partir do contato com as pedras por um período de três  meses.

A exposição fica em cartaz até 26 de junho, das 7h às 19h, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar