Exposição “Amor que não se mede” homenageia ilhéu
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Uma reverência à população de Florianópolis, simbolizada pela Maricota, personagem do boi-de-mamão, que passeia pelos cenários da cidade. A obra da artista plástica Andréa Vieira, na exposição "Amor que não se mede", teve o lançamento na noite desta segunda-feira (15), no Espaço Cruz e Sousa, aberta à visitação pública até o dia 7 de junho.
Um total de 20 artes visuais mostra a Maricota da cultura, do folclore e do artesanato da Ilha da Magia, assim como o lado materno, das mães cupcakes. “Cada obra tem a sua própria história, numa forma de prestigiar a nossa tradição. Oito telas retratam cartas que os filhos escreveram para a Maricota, celebrando o mês da maternidade e o Dia Internacional da Família, comemorado hoje”, explica Andréa.
Ela argumenta que os barquinhos de papel remetem à tradição pesqueira, sem esquecer das rendeiras e das bruxas que compõem o imaginário cultural da cidade. "A cor amarela, por exemplo, lembra a energia da família, que durante a pandemia sofreu com a falta do abraço. Onde as palavras faltam, as imagens falam muito mais que as palavras.”
Agência AL