Programa Encontros com a Assembleia reúne mil pessoas em Tubarão
Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos e reúne números que comprovam esta afirmação: participou de cinco Olimpíadas, defendendo as cores da seleção brasileira por 24 anos, com a marca de mais de 40 mil pontos. O Mão Santa é o segundo jogador que mais fez cestas na história do basquete. Visão, decisão, time, obstinação e paixão são valores que o ex-jogador defende e que agora são temas principais do palestrante que percorre os quatro cantos do país.
Pela terceira vez neste mês, Oscar veio a Santa Catarina para participar do programa Encontros com a Assembleia. Na palestra de quarta-feira (28) lotou o auditório da Unisul em Tubarão e até a entrada do local, onde foi instalado um telão e colocadas cadeiras, falando para mil pessoas – público semelhante aos registrados em Rio do Sul e Balneário Camboriú. Com muita descontração, encantou a plateia com suas receitas para vencer em qualquer área em que se atue.
Oscar falou dos desafios de vencer no esporte jogando basquete no país do futebol. “Eu não tive sorte. Acredito em trabalho”. Entrou para Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete. Com a saída do esporte, decidiu ser o melhor palestrante do Brasil e já contabiliza 671 palestras desde se aposentou das quadras. “Sonho sem treinamento é perda de tempo”.
Trabalho em equipe
Oscar disse que o trabalho em equipe é essencial em todas as áreas. “Você pode ser um bom jogador, as pessoas vão te conhecer como um bom jogador. Mas você só vai vencer se tiver uma equipe com você. Mesmo nos esportes individuais. Cada um no time tem um talento que é convertido num só objetivo, que é vencer. Isso é trabalho em equipe”, aconselhou. O atleta fez o último jogo pela seleção brasileira em 1996, na Olimpíada de Atlanta. Foram quase 8 mil pontos marcados com a camisa da seleção.
O apoio da família foi essencial para todas as conquistas e as oportunidades de Oscar. Casado e pai de dois filhos, afirmou que a esposa foi determinante para que pudesse treinar e se dedicar ao esporte. “Ela dizia: faz o teu que faço o meu. E fiz. Passei 38 anos da minha vida com a Cris (esposa) e a cada dia estou mais apaixonado”. O treinamento é o segredo para o sucesso. “Vocês viram e verão jogadores melhores do que eu. Mas não verão jogadores que treinaram tanto quanto eu”.
Novos Encontros
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), agradeceu a presença de todos e destacou o compromisso de levar as ações do Parlamento às várias regiões do estado. “Os Encontros com a Assembleia foram implantandos em nossa gestão para aproximar sociedade e Parlamento estadual. Palestras com personalidades de destaque já foram realizadas na capital catarinense, mas esta é a primeira vez que chega a outras localidades,” destacou.
A quarta edição dos Encontros com a Assembleia deste ano será realizada em setembro, em Joaçaba, no Meio Oeste. O palestrante, local e datas serão divulgados em breve.
Rádio AL