Não faço nada que não dê certo, diz Oscar em coletiva
Poucas horas antes de da palestra “Desafios e Superação”, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt concedeu entrevista coletiva num hotel no centro de Tubarão, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP). Oscar participa pela terceira vez do programa Encontros com a Assembleia e deve falar para um público de mais de 800 pessoas na Cidade Azul.
No início da coletiva, Ponticelli apresentou Oscar à imprensa local. “Um grande palestrante e um palestrante grande. É um exemplo de esportista e um palestrante de sucesso. Um exemplo de luta pela vida”, resumiu. O presidente da Assembleia falou do novo formato do programa que tem aproximado o Parlamento do interior. “Este formato foi implantando a partir da nossa gestão e pretende aproximar a Assembleia da sociedade. Este é um programa iniciado há três anos e que agora tem um novo formato que é levar as palestras para o interior, e não só para Florianópolis”.
Oscar iniciou sua fala ressaltando a satisfação em voltar a Santa Catarina. “O povo catarinense adora ver palestra. É um dos melhores públicos do Brasil, muito informado e receptivo”. O Mão Santa falou da vida, da luta contra o câncer, do basquete no país, das conquistas e do futuro. “Não faço nada que não dê certo. Quando começa a dar certo, quero ser o melhor. Meu plano para o futuro é ser o melhor palestrante do Brasil”.
O mito do basquete no país lamentou a falta de incentivos para as bases no esporte, apesar de considerar as condições de hoje muito melhores do que na sua época. Quando questionado sobre um conselho a quem está iniciando foi direto em sua resposta. “Sou produto de treinamento. Tenho muitos defeitos que foram superados com o treinamento. Treine muito. E quando estiver bem cansado, treine mais um pouquinho. Esse pouquinho fará toda a diferença na sua vida”. Oscar lembrou ainda das conquistas históricas como a vitória do Brasil sobre os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de 1987.
Sobre a luta que trava contra o câncer, disse que a doença “pegou o cara errado” e deu um conselho aos presentes. “Se você está doente, vá tratar e não fique chorando pelos cantos. Vá procurar ajuda e não fique de mau humor. Curta sua família e vá fazer coisas que nunca havia feito antes”.
Pela terceira vez neste mês, Oscar veio a Santa Catarina para participar do programa Encontros com a Assembleia. A palestra de hoje vai receber mais de 800 pessoas – mesmo público registrado nas edições em Rio do Sul e Balneário Camboriú. As inscrições para a palestra estão esgotadas.
Rádio AL