Encontro Nacional de Controle Interno compartilha boas práticas de gestão
Termina hoje, em Florianópolis, a 21ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Realizado no Hotel Majestic, o evento reúne controladores internos de estados e municípios de todo o Brasil e dos três Poderes de Santa Catarina. O Conaci tem como objetivo criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Durante o encontro foram compartilhadas boas práticas que podem ser replicadas nas diversas esferas da administração pública.
Rodrigo Dutra, auditor-geral do Estado, explicou que os controles são ferramentas, os meios que os gestores vão utilizar para facilitar o seu trabalho. “A formatação de uma controladoria, como há na Assembleia Legislativa, visa que todos os servidores tenham maior facilidade, consigam atingir os seus objetivos estratégicos e a conquista da sua missão. Porque acompanhar já é difícil, é preciso que haja uma cadeia de controles de gestão para ajudar a identificar os problemas e também para identificar aquilo que está indo bem”, argumentou.
Conforme o presidente do Conaci, Roberto Amoras, o controle interno é o grande guardião da defesa da boa aplicação dos recursos públicos. “A principal missão do controle interno é justamente apoiar o gestor, para que ele faça melhor, de uma forma que responda melhor à sociedade, mas que também respeite toda a legislação e as normas que hoje disciplinam o serviço público. O controle interno é o anjo da guarda do gestor”, comparou. Em um momento em que a sociedade cada vez mais demanda serviços de qualidade, Amoras defende que a qualidade do gasto público pode ser bem conduzida com um bom assessoramento de controle interno.
O presidente do conselho destacou a participação de Santa Catarina nos grupos de trabalho. “Firmamos uma parceria com o Banco Mundial, buscando experiências de boas práticas de controle interno. E Santa Catarina é membro desse grupo de trabalho. Os exemplos de boas práticas poderão ser replicados para todo o Brasil”, explicou.
Auditoria Cidadã
Um dos cases apresentados por Santa Catarina no encontro foi o Auditoria Cidadã, lançado em abril pela Auditoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda. Consiste em trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, em áreas como merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, Detran, Sine, PM) e obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. O objetivo é aferir se a administração pública vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade.