Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2013 - 14h05min

Austríacos conhecem projetos em energia solar desenvolvidos pela UFSC

Imprimir Enviar
Comitiva Austríaca Visita UFSC

Em visita ao estado desde o início da semana, a comitiva de empresários austríacos esteve na manhã desta sexta-feira (22) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da visita, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais na Assembleia Legislativa, foi conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição na área de energia solar, em especial o de telhados solares fotovoltaicos.

A comitiva, liderada pelo senador Helmut Denk, foi recepcionada pelo professor Ricardo Ruther, do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar (FV-UFSC). Ruther falou aos austríacos sobre a aplicação de placas fotovoltaicas em prédios e edificações tais como hospitais, postes de iluminação pública, semáforos e postos de recarga para veículos elétricos. Atualmente o FV-UFSC coordena a instalação de painéis solares em estádios de futebol nos estados de Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Pernambuco. “Faz mais sentido cobrir edificações, gerando energia em espaços que já possuem outras finalidades”, disse.

O potencial brasileiro para geração de energia a partir da energia solar é tão grande, explicou Ruther, que os pesquisadores utilizam a usina de Itaipu como referência. “A hidrelétrica gera atualmente 20% da energia consumida no país. Se toda a área do seu lago fosse coberta por placas fotovoltaicas, ela geraria o dobro de energia”, afirmou. Em Santa Catarina, disse ainda o professor, apesar de a incidência solar ser menor do que a média brasileira, o potencial energético é muito grande e deve ser aproveitado. 

Cooperação tecnológica
A comitiva austríaca, que prospecta possibilidades de negócios com o estado, demonstrou interesse em fomentar a cooperação tecnológica e investimentos com empresas europeias. Acordos preliminares neste sentido já teriam sido feitos com Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e com a Universidade Regional de Blumenau (Furb). “Santa Catarina já possui muitas iniciativas voltadas ao uso da energia solar, projetos aos quais temos interesse em nos associar”, disse Helmut Denk, que representa a Wien Holding, composta por 75 empresas.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar