Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/01/2022 - 10h05min

Recomeço: reportagem especial aborda nova leva de migração em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Imigrantes haitianos aguardam transporte para se deslocar ao trabalho em Nova Erechim, no Oeste do estado

O número de imigrantes no Brasil mais que dobrou na última década. O censo de 2010 registrou quase 600 mil imigrantes no país, principalmente portugueses e outros europeus. Dez anos depois, esse número passou de 1,3 milhão de pessoas, conforme estudo divulgado no mês de dezembro pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). As imigrações venezuelanas, haitianas e colombianas foram as principais responsáveis pelo aumento.

Santa Catarina é um dos estados do país que tem atraído os novos imigrantes, em especial venezuelanos e haitianos. Em busca de oportunidades no mercado de trabalho, eles se estabelecem em Florianópolis e em cidades do interior com maior oferta de emprego, como é o caso dos municípios de Chapecó, Joinville, Blumenau e Criciúma, que precisam de mão de obra para suas indústrias e para o terceiro setor.

Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa produziram uma reportagem especial sobre essa nova leva de migrantes que chega a Santa Catarina para tentar recomeçar a vida, fugindo de crises econômicas e humanitárias.

O repórter Ney Bueno e o fotógrafo Daniel Conzi registraram várias dessas histórias na reportagem intitulada “Os novos imigrantes de Santa Catarina”, mostrando de onde vêm, o que estão fazendo e como são amparados pelo poder público e pela sociedade organizada.

Leia a reportagem completa acessando este link.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar