Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2012 - 18h59min

Eleições municipais devem alterar composição da Assembleia

Eleições municipais devem alterar composição da Assembleia
Imprimir Enviar

A participação de deputados nas eleições municipais pode alterar significativamente a composição da Assembleia Legislativa a partir do próximo ano. Oito deputados disputam as prefeituras de seis municípios. Caso sejam eleitos, a legislatura será recomposta em 2013, com a efetivação de alguns dos atuais suplentes em atividade e a chamada de outros.
A maior disputa acontece nos municípios de Florianópolis e Blumenau, onde quatro parlamentares concorrem para prefeito. Cesar Souza Júnior (PSD) e Angela Albino (PCdoB) na Capital, e Ana Paula Lima (PT) e Jean Kuhlmann (PSD) no município do Vale do Itajaí.
Os deputados restantes entram na disputa pelo principal cargo administrativo em quatro cidades diferentes. Elizeu Mattos (PMDB) concorre em Lages, Kennedy Nunes (PSD) em Joinville, Jorge Teixeira (PSD) em Rio do Sul e Ciro Roza (PSD) em Brusque.

Mudanças na legislatura

Caso sejam eleitos, o preenchimento das novas vagas no Parlamento estadual segue critérios de número de votos dentro da coligação pela qual o deputado foi eleito. A fórmula vale também para os deputados que tenham trocado de legenda para se filiar ao PSD, oficializado pela Justiça Eleitoral em 2011. Este é o caso dos mandatos de Cesar Souza Júnior, Jean Kuhlmann, Jorge Teixeira e Ciro Roza, eleitos pelo partido Democratas dentro da coligação PTB/PMDB/PSL/PSC/DEM/PTC/PRP/PSDB, e que posteriormente aderiram ao PSD.
O sucesso dos candidatos no pleito deste ano pode significar a efetivação dos suplentes em atividade Mauricio Eskudlark (PSD), Mauro de Nadal, Dirce Heiderscheidt e Edison Andrino (PMDB). O próprio Ciro Roza, também suplente, pode ser efetivado caso permaneça no Legislativo. Na sequência dos mais votados, a eleição abre ainda a possibilidade de posse a Daniel Tozzo (PSDB), e aos peemedebistas Paulo França e Valter Gallina.
Da mesma forma, Kennedy Nunes, eleito pelo Partido Progressista em coligação com o PTdoB, caso seja vitorioso nas urnas, abrirá vaga para Arnaldo Moraes (PP).
Pela coligação PRB/PT/PR/PSDC/PRTB/PHS/PCdoB, a eleição de Angela Albino e Ana Paula Lima abriria a possibilidade do retorno de Odete de Jesus (PRB) e de José Paulo Serafim (PT) ao Legislativo estadual, 9º e 10º mais votados nas eleições de 2010. A posse de novos deputados possivelmente alterará a composição das bancadas da Casa, em um cenário ainda bastante indefinido. (Alexandre Back – Agência AL)

Voltar