Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/08/2013 - 13h08min

Edital para vagas em comunidades terapêuticas será lançado no próximo mês

Imprimir Enviar
O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, assina o convênio para Projeto Reviver. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

O Governo do Estado vai lançar já no começo do próximo mês o edital para a contratação das comunidades terapêuticas que serão beneficiados pelo Projeto Reviver, lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. Representantes de comunidades e autoridades acompanharam a assinatura do convênio que vai oferecer 1,2 mil vagas para a recuperação de dependentes químicos em entidades de todo o estado.

A contratação das comunidades terapêuticas será feita pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). As entidades interessadas em participar do projeto serão credenciadas de acordo com RDC 29, a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece os critérios para o tratamento e a recuperação de dependentes químicos.

Segundo o diretor técnico científico da Fapesc, Sebastião Lopes Melo, a expectativa é que as primeiras comunidades sejam contratadas já em novembro. Até março de 2014, a fundação espera contemplar as 1,2 mil vagas do projeto. Serão 900 para adultos e 300 para crianças e adolescente.

Além dessas vagas, a Fapesc disponibilizará 120 bolsas para estudantes do ensino superior ou de pós-graduação, que desenvolvam trabalhos nas áreas relacionadas à recuperação de dependentes químicos. Ao todo, só em 2013, o investimento será de R$ 5,9 milhões. Para 2014, o Projeto Reviver terá R$ 12 milhões do orçamento estadual.

Referência
Quatro secretários estaduais e vários deputados, entre eles os membros da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia, participaram da assinatura do convênio. Todos destacaram que o Projeto Reviver servirá de modelo para todo o país.

“Estamos sendo diferentes dos outros estados. Jamais vi uma concepção tão correta de co-financiamento do tratamento dessa epidemia que está destruindo a nossa sociedade”, resumiu o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Candido da Silva. 

“É um gigantesco passo que Santa Catarina dá. É um projeto de inovação tecnológica que, ao mesmo tempo em que financia a recuperação dos dependentes, financia o desenvolvimento da pesquisa, do conhecimento”, afirmou o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia, deputado Ismael dos Santos (PSD), um dos idealizadores do projeto.  Para ele, além de tratar e recuperar os dependentes, o Reviver representa uma resposta concreta do poder público aos problemas da segurança pública no estado. “Sabemos que de cada 10 crimes, sete estão envolvidos com as drogas”.

O deputado Joares Ponticelli (PP) destacou que o combate aos entorpecentes é uma das frentes de trabalho de sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa. “Há um comprometimento dos 40 deputados, sob a liderança do deputado Ismael dos Santos, com essa questão. Tanto que criamos por unanimidade uma comissão permanente de combate às drogas”, lembrou.

O governador Raimundo Colombo (PSD), que participou da assinatura do convênio, afirmou que o Projeto Reviver permitirá ao governo fortalecer o trabalho de qualidade já desenvolvido pelas comunidades terapêuticas do estado. “Vamos oferecer recursos financeiros para potencializar esse brilhante trabalho das comunidades. Esse não é o tipo do serviço que vamos contratar por concurso público. Para desenvolver esse trabalho é preciso fé e vontade de ajudar o próximo”.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar