Dirigentes esportistas vão avaliar lei que regulamenta jogos eletrônicos no Estado
O CEO (Chief Executive Officer) da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico, Jairo Antônio Martins, o presidente da Federação Catarinense de Esportes Eletrônicos, Jussie Rossano, e o diretor de Tecnologia da Federação Catarinense de Esportes Eletrônicos, Marcondes Borda, vão participar no mês de dezembro, em data e horário ainda a serem confirmados, de uma reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, para falarem sobre a situação dos jogos eletrônicos em Santa Catarina. O convite foi aprovado na tarde desta quarta-feira (9), em reunião semipresencial, do colegiado.
O presidente da comissão, deputado Jair Miotto (União), autor da Lei 18.396/2022, que regulamenta a prática esportiva eletrônica no estado, foi o proponente do convite para ouvir os dirigentes como forma de avaliar quais são as expectativas para o setor para os próximos anos. A lei classifica como esporte eletrônico as competições profissionais de jogos que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência. Os praticantes dos jogos eletrônicos, com a lei, passaram a ser reconhecidos como atletas.
Segundo Miotto, o PL é um marco inicial para os jogos eletrônicos em Santa Catarina. “Nosso estado, com essa iniciativa, sai na frente nessa prática esportiva que tem ganhado o mundo todo”.