Direção da Udesc pede apoio da Comissão de Educação para ampliar Cefid
Dirigentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram da reunião ordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (25), para apresentar o projeto de ampliação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid). O convite partiu do deputado Gean Loureiro (PMDB), que defendeu a atuação da comissão em prol do projeto de expansão do centro de ensino da universidade, localizado na Capital.
O Cefid/Udesc abriga um dos cursos mais concorridos da universidade, que é o de Fisioterapia. Entre outros serviços, mantém uma clínica-escola que presta atendimentos à comunidade, além de uma centena de outras ações de extensão. Localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis, o centro enfrenta limitação de espaço físico. “Produzimos ensino, pesquisa e extensão com muita qualidade, mas podemos fazer mais. Temos potencial a ser explorado, por isso estamos na batalha pela ampliação do espaço para que possamos aumentar os atendimentos”, disse o diretor Paulo Xavier.
A sede do centro ocupa um terreno de cerca de 11 mil m². O Cefid utiliza ainda as instalações de duas casas próprias e de uma alugada pela universidade. O plano de expansão prevê a ocupação de 46 mil m² edificados, incluindo estruturas como um campo de treinamento.
O reitor da instituição, Antônio Heronaldo dos Santos, complementou que “o grande desafio da Udesc é efetivar a expansão demandada pela sociedade e, ao mesmo tempo, fazer com que essa expansão seja sustentável”. A Udesc é a 18ª entre as universidades do Brasil e a número 1 em Santa Catarina na qualidade dos cursos de graduação, conforme avaliação do Ministério da Educação. O reitor argumentou que a universidade tem feito investimentos em todos os centros de ensino, mas no Cefid isso não é possível, justamente pelas limitações físicas.
Apoios
O presidente da Comissão de Educação, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), declarou total apoio à ampliação do Cefid. Gean Loureiro sugeriu que os dirigentes da universidade estudem todas as propostas possíveis para viabilizar a expansão. Os possíveis encaminhamentos serão dados a partir de uma audiência pública, a ser realizada na universidade, com a presença das autoridades municipais e estaduais competentes.
Os deputados Natalino Lázare (PR), Luciane Carminatti (PT), Serafim Venzon (PSDB) e Níkolas Reis (PDT) também participaram da reunião da comissão.
Agência AL