Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/08/2015 - 12h43min

Direção da Udesc pede apoio da Comissão de Educação para ampliar Cefid

Imprimir Enviar
Deputados Natalino Lázare, Serafim Venzon, Valdir Cobalchini, Gean Loureiro e Luciane Carminatti

Dirigentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram da reunião ordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (25), para apresentar o projeto de ampliação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid). O convite partiu do deputado Gean Loureiro (PMDB), que defendeu a atuação da comissão em prol do projeto de expansão do centro de ensino da universidade, localizado na Capital.
O Cefid/Udesc abriga um dos cursos mais concorridos da universidade, que é o de Fisioterapia. Entre outros serviços, mantém uma clínica-escola que presta atendimentos à comunidade, além de uma centena de outras ações de extensão. Localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis, o centro enfrenta limitação de espaço físico. “Produzimos ensino, pesquisa e extensão com muita qualidade, mas podemos fazer mais. Temos potencial a ser explorado, por isso estamos na batalha pela ampliação do espaço para que possamos aumentar os atendimentos”, disse o diretor Paulo Xavier.
A sede do centro ocupa um terreno de cerca de 11 mil m². O Cefid utiliza ainda as instalações de duas casas próprias e de uma alugada pela universidade. O plano de expansão prevê a ocupação de 46 mil m² edificados, incluindo estruturas como um campo de treinamento.
O reitor da instituição, Antônio Heronaldo dos Santos, complementou que “o grande desafio da Udesc é efetivar a expansão demandada pela sociedade e, ao mesmo tempo, fazer com que essa expansão seja sustentável”. A Udesc é a 18ª entre as universidades do Brasil e a número 1 em Santa Catarina na qualidade dos cursos de graduação, conforme avaliação do Ministério da Educação. O reitor argumentou que a universidade tem feito investimentos em todos os centros de ensino, mas no Cefid isso não é possível, justamente pelas limitações físicas.

Apoios
O presidente da Comissão de Educação, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), declarou total apoio à ampliação do Cefid. Gean Loureiro sugeriu que os dirigentes da universidade estudem todas as propostas possíveis para viabilizar a expansão. Os possíveis encaminhamentos serão dados a partir de uma audiência pública, a ser realizada na universidade, com a presença das autoridades municipais e estaduais competentes.
Os deputados Natalino Lázare (PR), Luciane Carminatti (PT), Serafim Venzon (PSDB) e Níkolas Reis (PDT) também participaram da reunião da comissão.

 

 

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar