Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2014 - 12h37min

Dia Internacional da Mulher ganha espaço na tribuna

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quinta-feira (6). FOTOS: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Uma data a ser comemorada, mas também uma referência na luta por novas conquistas sociais, assim referiu-se a deputada Angela Albino (PCdoB) sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado, 8 de março.  O tema foi destaque na sessão plenária da manhã desta quinta-feira (6).

Direitos como o de participar do processo eleitoral, oficializado no país em 1932, ou mesmo de poder jogar futebol, em 1957, disse Angela, são exemplos de avanços que não foram obtidos gratuitamente, mas mediante reivindicação coletiva. "Todos os direitos que conquistamos só se tornaram legislação nesse país porque nós lutamos por eles. Se hoje posso estar aqui, votando e sendo votada, é porque esse direito foi conquistado e não dado".

Na mesma linha, Dirceu Drech (PT) afirmou que a data simboliza a luta pela libertação das mulheres e dos diversos espaços já alcançados, como a presidência da República, atualmente ocupado por Dilma Rousseff. Dresch também citou iniciativa recente de seu partido visando estabelecer paridade entre os gêneros nas decisões internas. “É extremamente importante essa construção que estamos fazendo e que vai ao encontro de uma história maravilhosa das mulheres pela conquista de mais liberdade e democracia”.

Para o deputado Valmir Comin (PP), a data é fundamental, pois ressalta “o quanto mulheres são importantes na vida das pessoas e para a sociedade”.
 
"Eu nasci aos 36 anos"
Ismael dos Santos (PSD) destacou o lançamento do livro "Eu nasci aos 36 anos", do qual assina a contracapa. De autoria de Alexandre Formenti, de Indaial, a obra consiste no relato de um dependente químico em sua luta de 15 anos para superar a dependência das drogas, explicou o parlamentar. "Mais que uma história de superação, o texto é um lampejo de esperança a quem quer obter a maior de todas as conquistas, o abandono das drogas", disse.

Liberação da maconha
Ainda em sua fala, Ismael dos Santos criticou os defensores da descriminalização da maconha, por considerá-la uma porta de entrada para outras drogas. O pronunciamento obteve o apoio do deputado Sargento Amauri Soares (PSOL), para quem a liberação do produto não traria nenhum efeito positivo, nem mesmo a diminuição da criminalidade associada ao tráfico. Já Dirceu Dresch apostou na conscientização como forma de evitar a difusão do uso de entorpecentes. “A degradação social é um caminho aberto. Precisamos educar as pessoas numa perspectiva do não uso”, disse.

Estômago de avestruz
Os casos de intoxicação alimentar verificados em profissionais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foram o foco do pronunciamento do Sargento Amauri Soares. O problema, disse o deputado, é atribuído a má qualidade dos produtos fornecidos às instituições por uma empresa terceirizada.

Em um episódio também recente, a Vigilância Sanitária também teria encontrado 150 kg de carne estragada no restaurante de uma unidade da Polícia Militar de Criciúma. O parlamentar ironizou a situação. “Além de calcanhar de ferro para permanecer 16 horas em pé, os policiais agora precisam ter também estômago de avestruz para trabalhar no setor de segurança pública desse estado”.

Aposentadoria de Renato Hendges
Reno Caramori (PP) repercutiu da tribuna a aposentadoria do delegado da Polícia Civil, Renato Hendges, que será homenageado com a medalha Anita Garibaldi, a mais alta honraria concedida pelo governo do Estado. O parlamentar lembrou a trajetória política de Hendges e os sucessos obtidos na prisão de quadrilhas criminosas e no desvendamento de sequestros. "Se alguém merece ser homenageado é o Renatão, que conta com o respeito e a admiração dos catarinenses e brasileiros".

Farra do Boi e torneios de laço
Caramori também refutou as comparações entre farras do boi e torneios de laço feitas por ativistas e associações de defesa dos direitos dos animais. "Sou contra a farra e sempre serei, mas é preciso separar as duas coisas. Torneio de laço é coisa civilizada, em que os tradicionalistas têm o cuidado de não maltratar os animais".

Apoio ao governador
Na condição de líder do PP no Parlamento estadual, Valmir Comin  reafirmou o apoio da agremiação ao governador Raimundo Colombo. O deputado também enalteceu diversas ações desenvolvidas pelo Executivo, como o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). A iniciativa, disse, está viabilizando o acesso de todos os municípios do estado a um montante de R$ 585 milhões. “É um fato inédito, a verdadeira descentralização. Algo jamais realizado na história de Santa Catarina”, comemorou.
 
Insegurança em Nova Erechim
Dirceu Dresch cobrou ações urgentes por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública visando conter a criminalidade em Nova Erechin. Somente nos dois primeiros meses do ano já teriam sido registrados mais de 50 furtos em residências do município de pouco mais de 7 mil habitantes, gerando um clima de apreensão e insegurança.

"O município está vivendo um clima de insegurança total. Funcionários das empresas lá localizadas têm ido pra casa nos intervalos da jornada de trabalho para ver se suas casas não foram assaltadas. Precisamos de uma ação urgente", sentenciou.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar