11/03/2009 - 16h56min
Desenvolvimento do Vale do Itajaí é contado em livro lançado na Assembléia
O livro “Casa Azul – história e desenvolvimento de uma comunidade do Vale do Itajaí”, do historiador e professor Evandro André de Souza, será lançado hoje (11), às 19h, no hall da Assembléia Legislativa. O autor descreve o casarão construído no século 19, em Apiúna, Médio Vale do Itajaí, como um lugar de memórias. A construção serviu como local de recepção aos imigrantes que chegaram à região, além de facilitar a vida dos tropeiros vindos do Planalto Serrano, pois era um estabelecimento comercial e um local de pouso para os viajantes que por ali passavam.
A partir do século 20, o casarão perdeu sua função de hospedaria e passou a ser utilizado como moradia, sendo vendido no século 21 para o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), passando a ser chamada de Casa Azul.
A imponente edificação foi testemunha e protagonista de parte dos acontecimentos da história regional que remonta aos idos de 1863, quando foi realizada a primeira expedição, pelo agrimensor Emil Odebrecht, a pedido da Colônia Blumenau, com o objetivo de ligar o Vale do Itajaí ao Planalto. O livro busca refletir sobre temas locais, que vão desde a valorização da cultura indígena Xokleng até o processo de povoamento e colonização da região, abordando ainda aspectos históricos referentes à Estrada de Ferro Santa Catarina, o turismo, a produção artesanal e as questões relacionadas ao desenvolvimento regional.
A obra é fruto da política institucional do grupo Uniasselvi de apoio à cultura, tendo a intenção de estimular e divulgar pesquisas sobre a região na qual a instituição está inserida. (Suzana Couto Tancredo/Divulgação Alesc)