Desenhos de Luciano Martins ilustram produtos da Coepad
O artista plástico, pintor e publicitário Luciano Martins emprestou seu talento para contribuir com a Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência (Coepad). Cedeu 10 de seus desenhos para ilustrar cadernos, blocos, sacolas ecológicas e outros itens produzidos pela entidade, com preços entre R$ 8 e R$ 50. O lançamento da coleção ocorreu na noite de quarta-feira (24), no hall da Assembleia Legislativa. Os produtos podem ser comprados na sede da entidade, na Capital (Rua 14 de Julho, 107, bairro Estreito). A verba adquirida com a venda será revertida a projetos sociais.
Luciano Martins foi convidado a conhecer as ações da Coepad e diz que ficou sensibilizado com as ações desenvolvidas no local. “Eu fiquei muito encantado. Eles têm um trabalho maravilhoso. Identifiquei-me com coisas que já vivi trabalhando com artesanato. O retorno do que vi foi muito mais do que imaginava”, disse o artista.
O presidente da cooperativa, Aldo Brito, destacou a importância da parceria com o artista e ressaltou que Martins cedeu seu trabalho gratuitamente. “Para nós é muito bom. Ele (Luciano Martins) visitou a Coepad e gostou do trabalho desenvolvido. Está cedendo suas ilustrações e não terá retorno financeiro do lucro que a instituição poderá obter com a venda dos produtos”, explicou. Os itens são produzidos por 45 deficientes intelectuais que trabalham na entidade e tudo é feito com material reciclado.
A assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Janice Krasniack, anunciou que a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira já está adquirindo os produtos da Coepad. “É uma forma de a Assembleia, além de trabalhar o programa de inclusão da Pessoa Com Deficiência, apoiar as instituições que realmente desenvolvem a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho”.
O presidente do Legislativo, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou que a Assembleia cumpre seu papel em proporcionar um canal a mais para que essa inclusão ocorra. “São pessoas especiais, que merecem todo o apoio e consideração da Casa e de seus deputados”, disse.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas entre colaboradores, voluntários, pais e educandos que atuam na cooperativa. Também participaram os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Mário Marcondes (PR), além do vereador Edmilson Pereira, Alice Kuerten, representante do Instituto Guga Kuerten, e Júlio Cesar de Aguiar, presidente da Federação das Apaes catarinenses. O deputado José Nei Ascari (PSD) foi representado pela assessora Janice Krasniack.