Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
07:30 Nossa Saúde

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2023 - 16h56min

Desembargador Alexandre d’Ivanenko toma posse na Presidência do TRE

Imprimir Enviar
O desembargador Alexandre d’Ivanenko, durante entrevista coletiva antes de sua posse, nesta segunda-feira (17)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O desembargador Alexandre d’Ivanenko tomou posse, na tarde desta segunda-feira (17), na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Ele permanece no cargo até março do ano que vem. A Vice-Presidência do tribunal será exercida pela desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta.

Em entrevista coletiva, antes da solenidade de posse, realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o novo presidente apontou que o eleitor será a prioridade de sua gestão à frente da Justiça Eleitoral.

“O eleitor é a figura principal de todo esse processo. Nós vamos observar principalmente questões ligadas à acessibilidade, às preferências legais e à diminuição no tempo de votação no dia da eleição”, disse o desembargador.

A gestão de D’Ivanenko será responsável pelo início dos preparativos para as eleições municipais do ano que vem. Antes, no entanto, a Justiça Eleitoral auxiliará o Ministério Público Estadual (MPSC) nas eleições dos conselheiros tutelares nos municípios, que ocorrerá em outubro deste ano.

O novo presidente acrescentou, ainda, o fortalecimento das ações da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), com a melhoria dos treinamentos dos mesários e cursos de atualização para os juízes eleitorais, e da Escola da Cidadania, voltada à promoção da educação política entre os jovens.

D’Ivanenko também ressaltou o apoio aos funcionários da Justiça Eleitoral e o trabalho em conjunto com a imprensa catarinense no combate às fake news. “A Justiça Eleitoral depende muito da imprensa nesse trabalho, principalmente na divulgação das informações que o eleitor precisa saber”, afirmou.

Alexandre d’Ivanenko atuou como vice-presidente e corregedor do TRE nas eleições do ano passado. Ele sucede o desembargador Leopoldo Brüggeman no comando do Poder Judiciário Eleitoral estadual. Natural de Itajaí, ingressou na magistratura catarinense em 1981. Em 2007, foi promovido a desembargador. Atualmente, integra também a 4ª Câmara Criminal do TJSC.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar