Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/05/2023 - 12h28min

Deputados repercutem proposta do governo para universidades gratuitas

Imprimir Enviar
A sessão aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis e foi presidida pelo 1º vice-presidente da Alesc, deputado Maurício Eskudlark (PL).
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os deputados estaduais repercutiram durante a sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (4), o projeto apresentado pelo governo do Estado que trata da universidade gratuita em Santa Catarina.

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, deputado Napoleão Bernardes (PSD), a proposta governamental abre a possibilidade de estudo a muitas pessoas que antes não a teriam por questões financeiras. “Hoje o governador Jorginho Mello apresentou aos deputados estaduais o Universidade Gratuita, um programa de Estado para educação e que vai alavancar ainda mais os fatores de competitividade de Santa Catarina", disse.

O deputado Emerson Stein (MDB) lembrou que muitas pessoas deixaram de estudar por não ter condições de arcar com os custos de um curso superior. “Um projeto ousado, audacioso, que inicia escalonado e até 2026 deve abranger 100% dos beneficiários atendidos,” destacou.

Napoleão Bernardes lembrou que aqueles que já estudam em universidades comunitárias e que têm dificuldades financeiras serão beneficiados. A previsão é que até 2026 cerca de 75 mil alunos sejam atendidos. “Já em 2023, aproximadamente 40% dos estudantes poderão estudar de graça", ponderou.

Os estudantes atendidos, que perfazem 30 mil neste ano, em 2024 podem chegar a 45 mil, e em 2025, até 60 mil. A proposta prevê que a cada dois alunos bancados pelo governo, um a mais deverá ser agraciado com bolsa disponibilizada por instituição de ensino. Bernardes reforçou que os programas já existentes de bolsas de estudos não serão afetados pela nova proposta. Os estudantes também terão direito a apoio em até um ano após a formação.

Ainda sobre o projeto, que foi apresentado aos parlamentares durante um café da manhã com o governador Jorginho Mello, o deputado Carlos Humberto (PL) informou que o projeto de lei que trata do tema deve ser protocolado na próxima semana na Alesc. De acordo com ele, o estudante contemplado também terá que apresentar uma contrapartida ao benefício recebido. “Será através de trabalho e prestação de serviço, devolvendo a Santa Catarina o investimento que o Estado fará nesse estudante, futuro profissional". O parlamentar destacou ainda que a ação do governador é um respeito ao compromisso assumido ainda em campanha.

Porto de Imbituba
Pepê Collaço (PP) trouxe ao plenário informações sobre a obra que será realizada para construção do terceiro cais do porto de Imbituba, no sul do estado. De acordo com parlamentar, a autorização deve ser dada nos próximos dias. “Essa obra é importante para potencializar os serviços do porto, que com esses novos instrumentos, trará a oportunidade para novos investimentos na região,” disse.

Collaço lembrou que a licença ambiental foi assinada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina nesta semana. O deputado anunciou ainda que fará uma visita ao porto na próxima segunda-feira (08).

Atrativos de Jaraguá do Sul
Por fim, o deputado Antídio Lunelli (MDB) utilizou a tribuna para divulgar uma cartilha que traz detalhes de todos os atrativos existentes em Jaraguá do Sul, como eventos, festas populares e atividades culturais.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar