Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2015 - 17h38min

Deputados prestam solidariedade às vítimas dos tornados no Oeste

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quarta-feira (22). FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Os tornados que atingiram o Oeste catarinense na segunda-feira (20) e causaram mortes e destruição nas cidades de Xanxerê, Passos Maia e Ponte Serrada monopolizaram os discursos dos deputados na sessão ordinária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa. Representantes de várias bancadas partidárias demonstraram solidariedade e enalteceram a mobilização do poder público e da sociedade civil catarinenses no socorro às vítimas.

Luciane Carminatti (PT) esteve em Xanxerê na terça-feira (21) e presenciou o estrago causado pelo tornado. “Conversei com moradores e autoridades. Nós precisamos estar perto da dor dessas pessoas para entender como nós que temos mandato podemos ajudar nesse momento”, afirmou a deputada.

Ela cobrou um melhor trabalho de prevenção, por parte do poder público, a catástrofes climáticas. “A população precisa ser preparada para lidar com essas situações”, disse. “Precisamos também de um radar meteorológico no Oeste para detectar esses tornados. Não é a primeira vez que a região passa por isso”, comentou, referindo-se ao tornado que atingiu Guaraciaba, em 2009.

Neodi Saretta (PT) elogiou o esforço da Celesc na retomada do fornecimento de energia para a região e pediu para que a companhia concentre esforços para religar a eletricidade para as agroindústrias.  O deputado também cobrou a necessidade do estado se preparar melhor para esses fenômenos meteorológicos. “Estamos numa região propicia para a formação de tornados. É fundamental que tenhamos um radar para a prevenção”, disse.

Maurício Eskudlark (PSD), Aldo Schneider (PMDB), Antonio Aguiar (PMDB), Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Fernando Coruja (PMDB), Ismael dos Santos (PSD), Leonel Pavan (PSDB) e José Milton Scheffer (PP) também manifestaram solidariedade às vítimas do tornado e elogiaram as várias campanhas de arrecadação de donativos realizadas no estado. Vampiro afirmou que na terça-feira a Defesa Civil de Criciúma já estava mobilizada no recebimento de doações para as cidades do Oeste. Eskudlark comentou que empresas têm buscado doações para as vítimas.

Já Scheffer recordou que era prefeito de Sombrio em 2004 quando o município foi devastado pelo Furacão Catarina. “Precisamos nos preparar para lidar com essas mudanças climáticas, que já são uma realidade. Estamos nos sentindo indefesos. É preciso um grande esforço para que melhorarmos a nossa prevenção”, afirmou Scheffer.

Fundo partidário
A sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei que praticamente triplicou o fundo partidário, no começo desta semana, foi alvo de críticas de três deputados durante a sessão desta quarta. O assunto foi levado à tribuna por Jean Kuhlmann (PSD), que chamou de contrassenso a medida aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo.

“Num momento em que a presidente fala em reduzir gasto público, reduzir investimentos, aumenta-se o recurso para os partidos”, afirmou Jean. “Temos que votar a reforma política para que esse tipo de situação não volte a acontecer. Ao invés de aumentar investimentos em saúde, educação, infraestrutura, triplica-se o fundo partidário. Isso não é culpa de um partido, de uma pessoa, mas de todo um sistema, que precisa ser mudado.”

Maurício Eskudlark também criticou o aumento do fundo partidário. “Acho que a presidente está vivendo em outro mundo”, disse. “Quando a sociedade cobra mudanças, coerência, se faz uma coisa dessas. E o PT será o mais beneficiado com essa alteração”, ressaltou.

Fernando Coruja classificou o aumento do fundo partidiário como uma atitude “cara de pau”. “Não tem cabimento no momento que o Brasil vive aprovar um projeto dessa natureza. Estamos discutindo uma crise envolvendo o financiamento de campanha, estamos num ajuste fiscal em que é necessário economizar”, lembrou. “Não quero aqui particularizar, porque esse não é um negócio de um partido, de uma pessoa, é uma ação entre amigos. Foi um acordo feito no Congresso. Precisamos mudar isso. Se a classe política quer respeito da população, é preciso ter ações compatíveis com isso.”

Petrobras em Itajaí
O anúncio do fechamento da unidade da Petrobras em Itajaí foi tema do pronunciamento de Leonel Pavan. O deputado classificou a notícia como péssima para o Sul, para Santa Catarina e principalmente para Itajaí e região, devido ao impacto negativo na economia local. “A unidade de Itajaí é a quinta maior em produção e tem uma importância enorme para toda a região Sul. Estamos mobilizando os empresários, o poder público, a sociedade civil para impedir o fechamento essa unidade”, afirmou.

O ex-governador lembrou que em 2002 a Petrobras havia anunciado o fechamento da mesma unidade, mas a decisão foi revista após a mobilização da população e de políticos da região. “Vamos propor uma audiência pública em Itajaí para tratar desse assunto”, comentou.

Doutor Vicente (PSDB) classificou a notícia como preocupante. “Parece que a Petrobras está perdendo o rumo. Retira uma unidade altamente produtiva do nosso estado, algo importante para o nosso desenvolvimento”, afirmou. O deputado entrou em contato com o senador Paulo Bauer (PSDB) e com a Frente Parlamentar Catarinense em Brasília para tratar do assunto.

Mobilidade urbana
Os problemas no trânsito da Grande Florianópolis levaram o deputado Gean Loureiro (PMDB) à tribuna da Assembleia nesta quarta. O parlamentar sugeriu medidas emergenciais para resolver os gargalos no sistema viário da região, como a utilização do acostamento da Via Expressa (BR-282), que liga a BR-101 à Ilha de Santa Catarina, para o trânsito de veículos, como já ocorre em parte da BR-101, em São José.

Gean comentou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina conta com projeto pronto para ampliação da Via Expressa, mas o alto custo tem impedido que a obra saia do papel. “Precisamos de soluções de curto prazo, mais baratas, pois vem sendo feito muito pouco para se melhorar a mobilidade no curto prazo”, afirmou Gean. “Não estou buscando culpados, trago soluções. Peço apoio da Assembleia nessa ação para minimizar a vergonha nossa de cada dia que é transitar pela Via Expressa.”

Natalino Lázare (PR) apoiou a iniciativa de Gean Loureiro e alertou para os prejuízos que o trânsito na Via Expressa pode causar à imagem de Florianópolis. “Já nos conformamos com isso, estamos condicionados com essa tortura. Mas quem vem de fora, gosta de visitar Florianópolis, mas daqui a pouco não vai mais voltar, pois vai ser impossível chegar à cidade.”

Gean Loureiro também criticou mudanças feitas recentemente em vias da área central de Florianópolis. Para ele, as alterações apenas pioraram a situação do trânsito na região.

Obra em Rio Negrinho
Antonio Aguiar informou que será inaugurada na sexta-feira (24) uma obra considerada importante para o Planalto Norte, que é a ligação entre Rio Negrinho e Volta Grande (SC-112). “Obras como essa são importantes para o desenvolvimento de todo o Planalto Norte”, ressaltou.

Zilda Arns
Doutor Vicente e José Milton Scheffer destacaram a realização, em Forquilhinha, no Sul do estado, do 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância. Durante o evento, ocorrerá o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância. Os parlamentares destacaram a importância do evento e o legado deixado pela médica Zilda Arns, morta em 2010, na promoção da infância. “O trabalho de Zilda Arns é a grande resposta para se evitar problemas como deliquência, para se apostar num futuro melhor para nossas crianças”, disse Doutor Vicente.

Formação de mão de obra
Jean Kulhmann anunciou a destinação pela Fapesc de R$ 600 mil para o Programa Entra-21, de Blumenau, que forma mão de obra qualificada na área de tecnologia. Segundo o deputado, esse investimento permitirá que mais 300 jovens sejam atendidos pelo programa.

Caminhoneiros
Ismael dos Santos relatou a visita que recebeu da empresa Dalçoquio, do ramo de transportes, nesta quarta. Conforme o parlamentar, o objetivo é estabelecer uma parceria com a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia para campanhas de prevenção voltadas a caminhoneiros, principalmente com relação ao combate ao uso de bebida alcoólica e entorpecentes pelos motoristas.

Projetos
Dois projetos foram aprovados pelos deputados nesta quarta-feira. O mais relevante trata de alteração no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e permitiu a inclusão de duas ações voltadas a reformas em imóveis do Poder Judiciário Estadual. A pauta de votações completa está disponível no Portal da Transparência.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar