Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/09/2022 - 12h34min

Deputado Moacir Sopelsa assume o governo de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Moacir Sopelsa discursa logo após assumir o governo do Estado, em solenidade na manhã deste sábado (3)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), assumiu, na manhã deste sábado (3), o comando do Governo do Estado de Santa Catarina. O ato de transmissão do cargo foi realizado no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, na presença de autoridades e familiares do parlamentar.

Eram quase 11 horas quando Sopelsa, acompanhado da esposa, Valentina, assinou o termo de posse e recebeu do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) o pin do Poder Executivo estadual. A primeira-dama Késia Martins da Silva também acompanhou o ato.

No discurso de posse, o novo governador, em meio a vários agradecimentos, destacou a importância de assumir o maior cargo público do Estado. “Devo confessar que é um momento difícil, de muita alegria, mas também sinto sobre os meus ombros o peso da responsabilidade”, disse.

Sopelsa colocou como prioridade no exercício da chefia do Poder Executivo o bem-estar da população catarinense. “A primeira prioridade é continuar olhando para as pessoas”, afirmou. “Quero aproveitar cada momento, cada instante à frente do governo para dar o melhor do que sei fazer para melhorar a vida das pessoas.”

O governador em exercício também reforçou o compromisso de trabalhar pelos municípios catarinenses. “É nos municípios que as pessoas precisam de saúde, de educação, de infraestrutura, e é isso que tem sido feito.”

Nos agradecimentos, Sopelsa citou nominalmente um por um os familiares, além das autoridades que participaram do evento. Ao governador licenciado, também deixou registrada sua gratidão pela oportunidade de ser governador no encerramento da vida política. “Não existe compromisso político quando as pessoas não têm palavra, não têm compromisso. Esse é um gesto de lealdade, de reconhecimento.”

Moisés, que se licenciou do cargo por 30 dias, destacou a parceria em prol de Santa Catarina com o presidente da Assembleia. “Não haveria pessoa mais indicada para exercer o cargo de governo que o deputado Sopelsa”, afirmou. “O Estado está em boas mãos para a manutenção das políticas públicas e a garantia da continuidade dos serviços e das ações”, completou o governador licenciado, que cumprimentou Sopelsa pelo aniversário, na próxima terça-feira (6).

O ato de transmissão do cargo foi acompanhado por representantes de outros poderes, como o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi. Também participaram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Junior; os ex-governadores Paulo Afonso, Eduardo Pinho Moreira e Leonel Pavan; deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de várias cidades do estado.

A posse de Sopelsa foi possível graças às licenças de Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr (PL), devido às eleições deste ano.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar