Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/10/2013 - 15h42min

Comissão recebe pleito de professores da Educação Especial

Imprimir Enviar
Deputado José Nei Ascari recebe pleito de professores da Educação Especial

Profissionais licenciados em Educação Especial em universidades catarinenses iniciaram em agosto deste ano, durante Seminário Estadual: Profissão Licenciado em Educação Especial, em Chapecó, uma campanha pela regulamentação da profissão no âmbito do país, estados e municípios, considerando as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A LDBEN de 1996 estabelece que profissionais da educação especial tenham formação específica de nível superior, ao contrário do entendimento anterior, que não exigia a formação acadêmica. Mas apesar das exigências de formação, os licenciados em educação especial ainda não possuem a garantia de contratação para estas vagas, já que não existe em Santa Catarina o reconhecimento da profissão para atuar na educação básica ou nas instituições especializadas.

O documento aprovado no encontro estadual e que solicita o reconhecimento foi entregue nesta quarta-feira ao deputado José Nei Ascari (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, pela professora Márcia de Souza Lehmkuhl, que coordenou o evento em Chapecó, com o apelo de que a Assembleia interceda junto ao Governo do Estado para regulamentar e reconhecer a profissão nos processos seletivos por concurso ou em caráter temporário para a educação especial.  O mesmo documento foi entregue também aos conselhos Estadual e Federal de Educação. Os profissionais da educação especial reforçam que a Constituição Federal e a LDB garantem o acesso a educação de qualidade a todas as crianças e jovens, independente da condição física, cognitiva, sensorial e emocional e que um capítulo específico da LDB trata da educação especial exige professores com formação adequada e especializada.

Em Santa Catarina, desde 2009 existem cursos de licenciatura em Educação Especial para atender a demanda de serviços nesta área na educação básica e superior, mas não a prioridade na contratação em caráter temporário ou em concursos públicos. “É um pleito muito justo e que vai ao encontro da necessidade das pessoas com deficiência que precisam de um atendimento diferenciado, próprio para atender suas necessidades e valorizar suas aptidões”, defendeu Ascari.

Arilson Machado
Assessora de Comunicação do deputado José Nei A. Ascari (PSD)
(48) 3221-2947
arilsonmachado@ibest.com.br / arilson@alesc.sc.gov.br

Voltar