Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2025 - 15h39min

Comissão recebe Delegado Geral da Polícia Civil para falar sobre crimes virtuais

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O aumento da incidência de crimes virtuais foi o tema da reunião desta quarta-feira (9) na Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação. Por solicitação do presidente do colegiado, deputado Matheus Cadorin (Novo), o delegado geral de Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel, falou sobre as providência que estão sendo tomadas para o combate a estes delitos.

Ao informar que os crimes cibernéticos passaram de um total de 28 mil casos em 2019 para 165 mil casos em 2024, Gabriel disse que um cyber laboratório foi criado para monitoramento da internet. “O governador nos incumbiu da tarefa de agir duramente contra os crimes virtuais. Estruturamos a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática e estamos efetuando prisões em todo o Brasil, que deram origem a 53 ações judiciais.”

O policial citou como exemplo da implantação do Cyber Laboratório as 272 autuações de monitoramento de grupos criminosos nas redes sociais. “Deste total, 134 foram relativas a ataques em escolas, uma ação preventiva realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina que impediu tragédias como as ocorridas em 2021 em Saudades e 2023 em Blumenau.”

Cadorin questionou a forma de estruturação da Polícia Civil para o combate aos crimes virtuais, recebendo como resposta do delegado geral que o Estado está implementando grupos especializados em fraudes e estelionato nas três cidades com mais de 300 mil habitantes: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

Nestes municípios haverá seis delegacias especializadas, enquanto as cidades com mais de 200 mil habitantes contarão com 3 delegacias.

“A reunião foi muito produtiva e a Assembleia Legislativa está de portas abertas para colaborar no combate aos crimes cibernéticos”, completou o parlamentar.

Ulisses Gabriel compareceu ao colegiado acompanhado de delegados das áreas de Inteligência e de Repressão Crimes de Informática.

Projetos aprovados
Os integrantes da comissão aprovaram os projetos de lei 90/24, do deputado Sérgio Guimarães (União), que institui o Método Wolbachia como diretriz complementar do controle biológico de combate ao mosquito Aedes Aegypti, e 563/24, de Matheus Cadorin, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica em SC.

O deputado Nilso Berlanda, relator do PL 90/24, explicou que a matéria traz inúmeros benefícios à saúde pública do Estado pois objetiva diminuir a incidência da dengue. “O método consiste na reprodução de mosquitos sem o vírus, como acontece em Joinville, uma das seis cidades do país que adotou esta prática.”

Quanto à proposição que trata da liberdade econômica, Cadorin informou que a ideia é diminuir a burocracia para acelerar a abertura de novas empresas em Santa Catarina. “Isto pode ser feito por decreto legislativo, com o Estado impulsionando as atividades com baixo grau de risco.”

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar