Delegado Egídio renuncia e Junior Cardoso, de Camboriú, assume na Alesc
Com a renúncia do ex-deputado Delegado Egídio (PL), eleito prefeito de Blumenau, assumiu na Alesc o ex-vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso (PRD). A posse ocorreu logo na abertura da última sessão do ano, realizada nesta quarta-feira (18).
Após prestar juramento, o agora deputado Junior Cardoso citou as célebres palavras de Salomão acerca do tempo certo para tudo na vida, como por exemplo o tempo de plantar e de colher, aludindo assim aos dois anos que esperou para assumir uma cadeira no Legislativo.
“É um momento especial da minha vida, gratidão a Deus pelo grande privilégio de ingressar neste hall de homens e mulheres escolhidos pelos catarinenses”, discursou Cardoso, que agradeceu a família, os amigos e os colegas pastores pela vitória vinda “no tempo certo”.
O representante do PTB afirmou que levanta cedo, dorme tarde e tem o costume de ouvir os diferentes clamores dos pobres. “Com este sentimento que chego na Casa dos catarinenses. Estou chegando no tempo de Deus”.
Representantes de várias bancadas saudaram Junior Cardoso e desejaram-lhe êxito nos dois anos que restam de mandato.
“Muito bem vindo, que Deus te abençoe e te ilumine, com certeza vai somar conosco”, declarou Jair Miotto (União).
“Um abraço fraternal e conte conosco na luta pelas boas causas”, garantiu Napoleão Bernardes (PSD).
“Seja bem vindo, o senhor que fez um excelente trabalho em Camboriú, nosso gabinete está à disposição”, falou Lunelli (MDB).
“Esta Casa lhe recebe de braços abertos, temos certeza que o catarinense estará bem servido com seus préstimos no Parlamento”, apontou o presidente Mauro de Nadal (MDB).
A deputada Paulinha (Podemos) e os deputados Marcos da Rosa (União), Fabiano da Luz (PT), Ivan Naatz (PL), Pepê Collaço (PP), Oscar Gutz (PL), Marquito (Psol), Volnei Weber (MDB) e Mário Motta (PSD) também saudaram o novo colega.
Despedida de Nadal
Após a ordem do dia e depois do presidente Mauro mencionar duas vezes que presidia a última sessão do mandato, vários parlamentares foram até o microfone de apartes elogiar Nadal.
“Quero parabenizá-lo de forma especial pela condução da Casa nestes dois anos, um trabalho à altura do Parlamento e do estado, aprendi muito com este processo e com a sua liderança”, confessou Marquito.
“Da mesma forma, deputado Mauro de Nadal, que hoje está se despedindo, quero agradecer a sua tranquilidade e o seu compromisso democrático, uma Casa de várias opiniões, paixões e posicionamentos e vossa excelência conduziu de forma exemplar”, pontuou Dr Vicente Caropreso (PSDB).
“Quero agradecer pela condução e parabenizá-lo pelo trabalho, sempre muito coerente, equilibrado, recebendo muito bem todos os deputados”, ponderou Lucas Neves (Podemos), que destacou a criação das bancadas regionais, das emendas regionais e das sessões itinerantes pela presidência de Nadal.
Fabiano da Luz, Napoleão Bernardes, Jair Miotto, Paulinha, Lunelli, Sérgio Guimarães (União), Sergio Motta (Republicanos), Matheus Cadorin (Novo), Volnei Weber, Camilo Martins (Podemos), Marcius Machado (PL), Pepê Collaço, Soratto (PL), Oscar Gutz, Sargento Lima (PL) e Massocco também parabenizaram Nadal, que se emocionou com as palavras que ouviu dos colegas parlamentares.
Despedida de Massocco e de Soratto
Massocco se despediu do Parlamento, haja vista que tomará posse como prefeito de Concórdia, no Alto Uruguai.
“Não tenho dúvida de que todo o aprendizado irá servir muito para o futuro, quero agradecer todos os deputados pela compreensão, quero pedir desculpas se algum deputado se sentiu prejudicado, quero sair da Casa amigo de todos vocês”, discursou Massocco, que agradeceu o apoio do governador Jorginho Mello, da assessoria e da família.
Emerson Stein (MDB), Camilo Martins, Lunelli, Sérgio Guimarães, Marcius Machado, Matheus Cadorin, Pepê Collaço, Volnei Weber, Neodi Saretta (PT), Mário Motta e Mauro de Nadal elogiaram a passagem de Massocco pelo Legislativo e desejaram êxito na administração de Concórdia.
O deputado Soratto também se despediu da Assembleia porque foi eleito prefeito de Tubarão, no Sul do estado.
“Encerro um ciclo e uma missão, tive muito orgulho de estar ao lado de vocês, cada deputado, Mesa Diretora, tenho certeza que saio maior do que entrei. Aprendi muito com cada um e tenho muita gratidão pelo carinho com que fui recebido por vocês e pelos servidores da Casa, fica aqui meu agradecimento a todos vocês”, discursou o futuro prefeito da Cidade Azul.
Os deputados Sérgio Guimarães, Pepê Collaço, Emerson Stein, Massocco, Volnei Weber, Lunelli, Marcius Machado, Camilo Martins, Matheus Cadorin, Mário Motta e Mauro de Nadal desejaram sucesso e sorte ao ainda deputado Soratto.
SC-120
Mário Motta pediu urgência ao governo do estado na manutenção da SC-120, entre a BR-280 e Timbó Grande.
“É uma questão urgente que não pode ser postergada, por isso não deixo para fevereiro, trata-se da SC-120, no trecho entre a BR-280 e Timbó Grande. Temos recebido inúmeros pedidos de moradores e usuários que buscam apoio para melhorar a trafegabilidade no local”, advogou Motta, que destacou a importância da rodovia na conexão do Planalto Norte com o restante do estado.
O deputado questionou as prioridades da Secretaria de Infraestrutura, uma vez que o trecho está contemplado em contrato vigente e não há vestígios de obras no local.
Apelo à Autopista
Sérgio Guimarães criticou duramente a Autopista Litoral Sul pela gestão da BR-101, na Grande Florianópolis.
“Não sei quem é o iluminado que cismou em fazer obras neste período, as filas são quilométricas, fecham a pista para limpar canaletas, é surreal, essa empresa precisa de planejamento, ou faz a noite ou às cinco horas da manhã, mas não a tarde”, criticou o deputado, que pediu a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fim de ano
Lunelli lembrou o fim do ano que se aproxima e renovou o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas.
“Chegamos ao fim de mais um ano e ao olhar para trás sinto a responsabilidade e a honra que é representar o nosso povo na Assembleia”, anotou Lunelli, criticando em seguida a falta de responsabilidade daqueles que tratam a política como um jogo de poder e de ambição pessoal. “Precisa ser um canal de transformação”.
Dever cumprido
Volnei Weber falou na tribuna sobre o sentimento do dever cumprido em 2024.
“O ano de 2024 foi um ano de muito trabalho, desafios e conquistas importantes, me concentrei em melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer áreas como a educação, a saúde, o turismo e a agricultura”, relatou Weber, que destacou a entrega aos municípios de R$ 12 mi em emendas impositivas de sua autoria.
AGÊNCIA AL