Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2013 - 14h10min

Dado Cherem participa de reunião na Unale sobre unificação das eleições

Imprimir Enviar
Dado Cherem preside comissão da Unale sobre unificação das eleições

Com o objetivo de discutir as propostas de unificação das eleições no Brasil, parlamentares membros da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) se reuniram na segunda-feira (11), na sede da entidade, em Brasília. A Comissão pela Unificação das Eleições no Brasil da Unale, presidida pelo deputado Dado Cherem (PSDB), apoia a proposta de eleições gerais a cada quatro anos.

Segundo Dado, o próximo passo da comissão a aproximação com o Congresso Nacional para analisar as propostas sobre o assunto que estão em tramitação. “Nosso objetivo é fazer com que a unificação das eleições esteja na pauta de discussões do Congresso. Existem várias propostas sobre a unificação e isso não é bom. Nós temos que escolher a melhor proposta e propor as mudanças”.

O deputado entrou em contato com o presidente da Comissão de Constituição e de Justiça e Cidadania da Câmara Federal, deputado Décio Lima (PT-SC), na tentativa de marcar uma audiência com o deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da comissão especial que trata da reforma política no Parlamento federal. “Queremos saber se a unificação das eleições será tratada na reforma política”, disse.

Dado destacou que há a possibilidade do assunto entrar na pauta do Congresso em abril. “Se isso acontecer, nosso movimento termina por aqui, senão acontecer iremos adiante. Vamos colher assinaturas, fazer propagandas nas mídias sociais e alavancar esse processo”, destacou o parlamentar catarinense.

Necessidade
A unificação das eleições, na avaliação do deputado, trará vantagens para a população. Além da economia de recursos públicos com a realização de uma única eleição, os eleitos, principalmente os prefeitos, terão melhores condições de exercer seus mandatos. 

“A eleição de 2012 mal acabou e já estão antecipando a discussão para a eleição de 2014. A população não quer saber disso. Ela quer ver os problemas da cidade, do estado e do país resolvidos”, acredita.

A próxima reunião da comissão será em 6 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). (colaboraram Jucinei Cardoso, Ludmilla Gadotti e assessoria de imprensa da Unale)

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar