28/04/2010 - 17h09min
Criado o Plantão Gramatical de Língua Portuguesa
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei 389/09, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), que institui o serviço de utilidade pública \"Plantão Gramatical de Língua Portuguesa\". De acordo com a matéria, o serviço deve funcionar sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, nos moldes de um teleatendimento, com uma equipe de atendentes e professores de língua portuguesa, integrantes do quadro do magistério estadual.
“O atendimento por telefone será uma forma rápida e eficiente de o Estado esclarecer dúvidas comuns da população sobre ortografia, concordância e regência, entre outras questões. O plantão dará a palavra final sobre perguntas relativas ao uso do nosso idioma, com atendimento personalizado e de caráter educativo”, diz o autor na justificativa do projeto.
A proposição foi inspirada em iniciativa semelhante existente há 29 anos em Fortaleza. O plantão daquela capital recebe, em média, 150 ligações diárias. Em Curitiba, Brasília, Jundiaí (SP) e Londrina (PR), o poder público também gerencia sistemas de teleatendimento com essa finalidade. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro acabou de aprovar projeto de lei com o mesmo objetivo. (Lisandrea Costa/Divulgação Alesc)