Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/03/2023 - 16h30min

Coral de idosos de Caibi se apresenta na Alesc

Imprimir Enviar
Coral Italiano Primavera, de Caibi
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Com o intuito de divulgar e preservar a música trazida pelos imigrantes, o Coral Italiano Primavera, de Caibi, foi fundado em 2010 e conta com 36 aposentados, entre homens e mulheres. O grupo, coordenado pelo maestro Renato Brancher, se apresentou na manhã desta terça-feira (28) no hall da Assembleia Legislativa.

O prefeito Éder Picoli comandou a comitiva do município oestino. “Trouxemos o coral para sensibilizar os deputados na luta por recursos para dar qualidade de vida aos idosos. Somos um município de 7 mil habitantes e cadastramos há dois anos um projeto no Fundo Estadual do Idoso, que tem milhões de reais em caixa. O processo é muito burocrático, queremos construir piscina, academia, sala de jogos, e nossos nonos e nonas não podem esperar. Queremos fazer o bem e do suor dessa gente é que foi construído o estado de Santa Catarina.”

As vibrações positivas da boa música e os laços da cultura italiana foram exaltados pelo deputado Altair Silva (PP). “Parabéns ao coral da terceira idade pela alegria e energia demonstrados aqui. A demanda é justa e vamos nos empenhar para viabilizar os recursos por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social.”

História
Além do repertório de canções italianas, o coral é um grupo de cantos de músicas brasileiras e regionais. Sob a batuta do professor Renato Brancher e do gaiteiro Mariano Gasparin, o Primavera faz parte de uma liga de corais da região Oeste, liderados pelo grupo Acima, de Maravilha.

Os ensaios são realizados no Centro de Idosos de Caibi, com apoio da prefeitura, que possibilita meio de transporte, aquisição de uniformes, entre outras ações, proporcionando cultura e momentos de descontração no cotidiano dos idosos.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar