Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2012 - 10h00min

Conselho Regional de Contabilidade faz 66 anos e recebe homenagem

Imprimir Enviar
Adilson Cordeiro (e) recebe homenagem de Hinning

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu na noite desta quarta-feira (19) ato solene para celebrar os 66 anos de criação do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC). O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) presidiu a solenidade, também prestigiada pelos deputados Reno Caramori (PP) e Renato Hinnig (PMDB), parlamentar licenciado e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

Hinnig foi o propositor da homenagem e destacou a atuação e a importância do profissional contábil. “Cada vez mais os controles do Fisco estão mais apertados, com um cruzamento eletrônico de informações. E o contador tem que fazer os registros adequados, desenvolvendo um trabalho de consultoria, orientado o empresário no sentido de tornar rentável seu negócio. O CRC realiza um excelente trabalho no sentido de fiscalizar o exercício da profissão, mas também possui um programa de capacitação continuada que faz com que os contabilistas estejam cada vez mais preparados para atuar no mercado de trabalho, o que destaca Santa Catarina no cenário nacional”, ressaltou o deputado.

O presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro, destacou os avanços da classe contábil nos últimos anos e a valorização da contabilidade frente às novas exigências do Governo. Ressaltou também a conquista da exigência do exame de suficiência para o exercício da profissão contábil, o que vem gerando ganhos positivos à classe e na melhoria da formação nas 80 instituições de ensino superior no estado.

“Toda riqueza que passa pela mão do contador reflete diretamente nos cofres do Governo”, disse. Cordeiro ainda agradeceu aos deputados presentes e ao Legislativo catarinense a homenagem prestada ao CRC/SC.

 

Fiscalização e capacitação

Segundo o presidente do CRC, 2013 deve ser instituído como o “ano da contabilidade no Brasil”, para valorizar ainda mais a profissão do contador, aproximá-la da sociedade e cobrar novas posturas do governo, como a Reforma Tributária que está parada. “Apresar de termos muitos profissionais formados a cada ano, há falta de mão de obra qualificada frente às novas regras contábeis existentes”, frisou.

O deputado Reno Caramori, que também é contador, comparou o papel do contabilista ao cérebro da empresa. “O empresário não faz nada sem consultar o profissional da área, que tem papel fundamental dentro da empresa”. Já o deputado Sopelsa disse que é uma honra para o Legislativo catarinense poder homenagear o CRC. “Os contabilistas são uma classe importante no controle da economia das empresas e da sociedade. Reconhecemos a importância da classe para o estado e para o país”.

O CRC/SC foi fundado no estado em 12 de agosto de 1946 por um grupo de profissionais então denominados “guarda-livros”. Hoje, o conselho acumula o registro profissional de pouco mais de 19,5 mil contabilistas e está presente em todas as regiões do estado com oito macro-delegacias e 31 delegacias. Além de fiscalizar e regulamentar a profissão de contador, o CRC promove qualificação e capacitação continuada. “A cada 34 minutos, muda uma norma contábil, o que exige do profissional constante atualização”, destacou Cordeiro em seu discurso.

 

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar