Concedido título de cidadão xanxerense ao deputado Gelson Merisio
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (PSD), recebeu na noite de ontem (13) o título de cidadão xanxerense. A solenidade proposta pela Câmara Municipal reuniu autoridades, familiares e amigos no Clube Cultural e Recreativo Xanxerê. A concessão do título foi marcada pela entrega da placa que simboliza o reconhecimento do Legislativo Municipal a atuação do parlamentar, na busca de recursos, bem como a contribuição política e social em prol do desenvolvimento e crescimento de Xanxerê.
Natural de Xaxim, o parlamentar mudou-se para Xanxerê aos seis anos de idade, onde morou por 40 anos acompanhando de perto o desenvolvimento administrativo e econômico da região. Antes de entrar para a política, iniciou sua vida profissional trabalhando nas empresas da família. Seus primeiros passos como homem público foi como presidente do grêmio estudantil do Colégio La Salle, onde tornou-se reconhecido no meio empresarial, chegando à presidência da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix). Foi na cidade que Merisio também iniciou sua carreira política como o vereador mais votado, aos 21 anos, nas eleições de 1988.
Na condição de homenageado da noite, Merisio ressaltou a satisfação de ver seu trabalho ser reconhecido, definindo a solenidade como um grande momento, tanto para ele como para qualquer homem que exerce uma função pública. “Quem exerce essa função tem a missão de servir a sociedade, trabalhar por uma cidade mais justa, pelo fim da desigualdade e cumprir com sua missão”, destacou.
Autor da proposição, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Ivan Marques, ressaltou que é uma honra homenagear um político como Merisio, que possui um legado de trabalhos prestados à sociedade em todos os sentidos. “Tanto na área social, na saúde, no desenvolvimento do município, Merisio se fez presente como um deputado atuante nos interesses da sua região Oeste,” ressaltou.
Legislativo homenageia município com o livro “Da Vila Xanxerê a Xanxerê”
Na ocasião, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em nome do presidente Gelson Merisio, fez a entrega de um livro em homenagem a Xanxerê. A obra “Da Vila Xanxerê a Xanxerê”, organizada pela Coordenadoria de Documentos, por intermédio do Centro de Memória do Poder Legislativo, reúne em seis capítulos, com mais de 370 páginas impressas em papel reciclado, documentos referentes à origem e criação do município.
O livro, elaborado a partir de documentos pertinentes, como ofícios, pareceres, leis, resoluções, atas, decretos, entre outros, apresenta um resgate da história da cidade desde 1919 até 2011. A história contada cronologicamente, a partir da documentação histórica existente no Centro de Memória do Legislativo, começa com a publicação do Projeto de Lei nº 14/1919 digitalizado. A proposição elevava à categoria de Vila o povoado de Xanxerê, que passou à sede do município e Comarca de Chapecó, determinando também a transferência para nova sede de todas as repartições políticas.
A obra, que tem como intuito parabenizar Xanxerê pelos seus 58 anos de emancipação político-administrativa, foi distribuída a entidades, autoridades e personalidades como acervo oficial de pesquisa para a sociedade xanxerense. Ao todo foram entregues 35 exemplares, que também estarão disponíveis na versão digital, em CD.
Segundo a coordenadora de Documentação da Assembleia Legislativa, Tulia Ribeiro, este é o sétimo título lançado pela Casa com o propósito de relatar os fatos e manter viva a memória dos atos do Parlamento. “A iniciativa contribui na difusão do arquivo permanente, que tem o compromisso de preservar, conservar e restaurar a história política do Parlamento catarinense e do Estado”, explica.
Sala de Imprensa