Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/07/2023 - 13h55min

Comseg vai conhecer ações de segurança em escolas de Medellín

Imprimir Enviar
Cidade de Medellín, na Colômbia, que conseguiu reduzir índices de violência, inclusive nas escolas. FOTO: Alcaldía de Medellín/Divulgação

Representantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) embarcam neste domingo (23) para uma missão internacional com destino a Medellín, na Colômbia. Durante três dias, eles vão conhecer ações realizadas na cidade que reduziram os índices de violência escolar.

Segundo o coordenador do Comseg e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), Medellín foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 1990. No entanto, isso mudou graças a diversas políticas públicas educacionais consideradas progressistas, como construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, infraestrutura, entre outras, todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil.

“Faz parte do trabalho do Comseg essa missão internacional”, disse Nadal. “As políticas públicas adotadas em Medellín reduziram significativamente o índice de fatos tristes como os que ocorreram nos educandários de Saudades e Blumenau, por exemplo. Então, queremos conferir de perto essas ações e ver como podemos integrá-las também à realidade catarinense.”

O grupo, que contará com a presença de representantes da Polícia Militar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), UFSC, Secretaria de Estado da Educação, cumpre intensa agenda em Medellín. Pela Alesc, também estará a deputada Luciane Carminatti (PT), integrante do comitê e presidente da Comissão de Educação da Assembleia.

Na ocasião, os representantes terão a oportunidade de conhecer os planos estratégicos implantados pelo município para prevenir e reduzir a violência nas escolas. Ainda visita instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas.

Para o promotor de Justiça e coordenador Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, Eder Cristiano Viana, que integrará a comitiva, a missão será uma oportunidade de obter informações importantes junto a pessoas que pensaram e executaram políticas públicas que foram bem-sucedidas no combate à violência escolar.

“Esperamos ouvir as pessoas que colocaram essas políticas públicas na prática, ouvir os alunos e professores para entender como eles recebem essas políticas e conhecer na prática como isso ocorreu”, disse Viana. “Essa pode ser uma experiência muito proveitosa para o Comseg na elaboração de ações para prevenir e reprimir a violência nas escolas em Santa Catarina.”

Sobre o Comseg Escolar
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção um projeto de lei amplo, o qual deverá ser apresentado à própria Assembleia até o fim de agosto.

Para isso, foram realizadas audiências públicas pelo estado e missões para conhecer exemplos de ações de prevenção e combate. Três grupos temáticos também foram formados para debater estratégias para o enfrentamento do problema.

Além de ações de segurança, o projeto foca em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas.

Voltar