Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/07/2023 - 16h01min

Comitiva catarinense avalia projetos de segurança escolar em São Paulo

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha representou a Casa na visita a órgãos públicos do estado de São Paulo

Conhecer as iniciativas de São Paulo para prevenir e responder aos ataques em escolas. Com esse propósito, membros do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg) participam nesta semana de uma missão no estado paulista, avaliando projetos que também podem ser aplicados em Santa Catarina.

A deputada Paulinha (Podemos), que integra a comitiva representando a Assembleia Legislativa, reforça que a missão vai contribuir para a elaboração da política de segurança escolar em Santa Catarina. "São Paulo também sofreu severos ataques contra estudantes e professores, por isso escolhemos este como destino de integração". Conforme o Instituto Sou da Paz, o estado teve ao menos sete ataques a escolas nos últimos 20 anos.

A comitiva conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle, onde estatísticas e imagens de câmeras são compartilhadas entre as forças policiais, entidades de trânsito e outras autoridades. O chefe da instituição, João Henrique Martins, explicou que a integração é importante para evitar ataques e para ter uma resposta mais ágil.

No Centro de Operações Policiais Militares, a comitiva conheceu os protocolos aplicados no atendimento de ocorrências em escolas. Já na Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, verificaram como é a investigação de atitudes suspeitas na internet e a importância de identificar previamente essas ações.

O grupo ainda teve reuniões na Secretaria de Educação para conhecer o trabalho integrado com as forças policiais e participou da simulação de um ataque à escola. Além da deputada Paulinha, a comitiva catarinense teve representantes do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

"Nós estamos de fato envolvidos no propósito de construir uma resposta para o nosso país que dê segurança não apenas para os nossos filhos, mas para as famílias e para toda a sociedade. Estamos há meses trabalhando pra encontrar soluções que possam prevenir esse tipo de episódio", reforçou a parlamentar.

Construção da política de segurança escolar
O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades, com a coordenação da Assembleia Legislativa, para elaborar uma política de segurança escolar para Santa Catarina. O objetivo é entregar o documento em agosto, incluindo um plano de ação para garantir a segurança de estudantes e professores.

Para elaboração do documento, o comitê se organizou em grupos temáticos e ouviu a comunidade em audiências públicas por todo o Estado. Além de São Paulo, outros membros do comitê participam nesta semana de uma missão em Medellín, na Colômbia, como forma de complementar a construção do projeto.

Voltar