Comissão ouve secretário de Estado do Turismo sobre ações e nova identidade visual
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Novas ações acerca das políticas institucionais que estão sendo desenvolvidas, bem como de planos e programas da Secretaria de Estado do Turismo relativos à divulgação e promoção das potencialidades turísticas de Santa Catarina foram apresentadas pelo secretário Evandro Neiva, durante reunião da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação Relações Internacionais e do Mercosul, nesta quarta-feira (21). O convite foi feito pelo deputado Carlos Humberto (PL), presidente do colegiado.
Conforme o secretário, o turismo tem interferência em todas as demais pastas. “O turismo integra de uma maneira vertical quase todas as secretarias, pois possibilita desenvolvimento socioeconômico e isso impacta num território, numa família, na saúde, na infraestrutura, na segurança e em vários outros setores.”
Neiva declarou que, se o governo tem esse entendimento, a Secretaria pode desenvolver um plano usando o turismo como matriz de desenvolvimento econômico. “Nós temos muito ainda a buscar em relação a novos produtos e alternativas socioeconômicas para pequenos e médios municípios, portanto nosso primeiro ato foi conectar novamente o turismo às demais secretarias. Estamos desenvolvendo um plano em conjunto com o governo do Estado. Um exemplo é a viagem do governador aos Emirados Árabes. Ele está lá, discutindo, entre outras pautas, o turismo, e não necessariamente a Secretaria está junto, porque estamos fazendo o que deve ser feito aqui.”
Nova identidade visual
O secretário também falou do novo organograma da Secretaria do Turismo e sobre a atualização do turismo como um importante produto de Santa Catarina. Investimentos em uma nova identidade visual e sua ligação com o nome do Estado estão sendo atualizados. Segundo o secretário, a denominação Santur era estranha para muitos.
“Essa atualização é necessária para que a gente possa dar um dinamismo e fazer do produto catarinense algo de prateleira, algo que nos torne competitivos. O turismo é um produto que precisa ser moldado para ser consumido de forma competitiva.”
A consolidação de “Terra de sol e mar” precisa ser mantida, mas as potencialidades do turismo em outras épocas do ano também precisam ser construídas e reforçadas, segundo Neiva. “O nosso frio, que antes era tido só como uma baixa temporada, motivo de baixa para o empresário, precisa ser divulgado como um ativo. Ou nos profissionalizamos e usamos o frio com uma propriedade turística ou ficaremos lamentando. Então, essa atualização dos produtos catarinenses, de como ampliaremos essas potencialidades para o mercado, de como estamos negociando com o trade é um resumo do que estamos desenvolvendo na Secretaria.”
Para tanto, materiais audiovisuais estão sendo desenvolvidos para a divulgação do turismo catarinense.
Feiras e eventos
A participação do Governo por meio da Secretaria de Turismo, em feiras e eventos, foi outro ponto destacado pelo secretário, principalmente as realizadas no Mercosul. A necessidade de material audiovisual de qualidade foi mais uma vez justificada pelo secretário, para uso nesses momentos.
Impacto na arrecadação
Evandro Neiva apresentou alguns números e declarou que, pela primeira vez, o estado arrecadou R$ 4 bilhões no mês de janeiro, o que representa 16% a mais de arrecadação comparado a janeiro de 2023. “Analisando esses números, sabemos o potencial que temos de arrecadação durante o resto do ano. Para isso, precisamos estruturar esse setor da melhor forma”.
Rotas aéreas e marítimas
Seis destinos internacionais fazem parte da malha aérea de Santa Catarina, atualmente. Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lima e Assunção têm voos diários operados por oito companhias aéreas.
Segundo Evandro Neiva, o Mercosul é um grande potencial, mas há uma vontade maior de ampliar as rotas aéreas. O secretário apresentou os esforços da Secretaria e do governo do Estado em relação às negociações com Portugal e com a companhia aérea portuguesa TAP para o estabelecimento de um voo direto entre Florianópolis e Portugal.
A rota Florianópolis-Panamá foi lembrada como um avanço nesse tipo de negociação.
O incentivo ao mercado de transatlânticos também esteve em pauta. Os aumentos no número de navios aportando em Santa Catarina foram expressivos, segundo dados apresentados pelo secretário. “Muitos desses passageiros que desembarcam aqui são de outros países. Itajaí faz embarque e desembarque, Balneário Camboriú e Porto Belo fazem o trânsito. Restabelecemos, ainda, São Francisco do Sul como parada de transatlântico e estamos incentivando outros municípios a entrarem na rota marítima. Nós somos conexão com o Mercosul e temos um potencial de ser conexão de embarque e desembarque do Mercosul.
Encontro com embaixador do Uruguai
Presidente e membros da Comissão receberam convite do presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, deputado Valdemar Júnior, para participarem do encontro com o embaixador da República do Uruguai, a ser realizado no dia 19 de março, em Buenos Aires, e da comemoração de 25 anos da UPM, nos dias 21 e 22 de março, em Mendoza, Argentina.
Agência AL