Comissão debaterá extermínio de jovens negros e sistema socioeducativo
Reunida na manhã desta quarta-feira (2), a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovou a realização de duas audiências públicas, que terão como temas o extermínio de jovens negros e a situação do sistema socioeducativo catarinense. As datas e locais dos eventos ainda serão agendados pelo colegiado.
“Apesar de vivermos em um dos estados mais seguros do país, faz-se necessário discutir a condição do jovem negro. Da mesma forma, é vital debatermos o atual estado dos centros socioeducativos do estado, cuja estrutura até existe, mas padece com um corpo funcional deficiente e que vem impedindo que 380 jovens acessem o sistema”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB).
Cronograma de ações
Durante reunião foi divulgado o cronograma de ações da comissão para o ano de 2016. Entre as iniciativas previstas, está a realização de um ciclo de 10 seminários, por todas as regiões do estado, para a capacitação dos conselheiros tutelares recém empossados.
O planejamento anual também tem como destaque a realização do projeto “Família, Educação e Leitura”, por meio do qual a Comissão procurará incentivar o aprendizado por meio dos livros. “Sabemos que a educação é uma das principais ferramentas para a promoção da cidadania e queremos, portanto, que não só a Assembleia Legislativa, mas também o governo do Estado e entidades privadas, abracem esta ideia”, afirmou Caropreso.
Também participaram da reunião os deputados Ismael dos Santos (PSD), Neodi Saretta (PT) e Ricardo Guidi (PPS).
Agência AL