Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2015 - 14h15min

Agricultura debate uso de dejetos de animais para geração de energia

Imprimir Enviar
Apresentação da reportagem da TVAL sobre o projeto FOTO: Yuri Santos/Agência AL

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa pretende incentivar o governo estadual a implantar em Santa Catarina um modelo de aproveitamento de dejetos de animais para geração de energia. A proposta é voltada especialmente para a região Oeste, a maior produtora de suínos do Brasil.

O presidente do colegiado, deputado Natalino Lázare (PR), vai debater o assunto com o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, em audiência na tarde desta terça-feira (26).

Durante a reunião da comissão, realizada na manhã de hoje, o parlamentar relatou a visita que fez recentemente ao município de Marechal Cândido Rondon (PR) para conhecer o projeto Ajuricaba, um condomínio de agroenergia para a agricultura familiar. Trata-se de uma das 12 unidades de demonstração do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

O projeto contempla 33 propriedades rurais de pequeno porte. Os biodigestores são conectados por um biogasoduto de 25 quilômetros a uma microcentral termoelétrica, que purifica o biogás produzido nas propriedades para a extração do biometano. Os agricultores aproveitam os dejetos de suínos e bovinos para gerar energia e ainda têm a possibilidade de vender o excedente para alimentar a rede pública de eletricidade.

Assista: 

Na opinião do deputado, esse modelo pode ser adotado por Santa Catarina. "O objetivo é transformar um problema, os dejetos, em solução econômica. Além disso, representa  ganhos ambientais e melhoria da qualidade de vida", disse Natalino. O colegiado planeja ampliar o debate sobre o tema, envolvendo especialistas, representantes do agronegócio e da administração pública estadual. "A Assembleia precisa exercer sua força política para mostrar ao governo que é um projeto importantíssimo e inadiável", acrescentou.

O deputado José Milton Scheffer (PP) sugeriu que comissão faça um levantamento da legislação atual sobre o assunto. Já o deputado Dirceu Dresch (PT) recomendou que o colegiado visite um projeto semelhante já implantado em Itapiranga. "Percebemos um grande processo na área de pesquisa, que abre a possibilidade de baratear essa produção de energia. Temos 30 projetos financiados pela Eletrosul em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul", comentou.

O parlamentar definiu como gargalos o novo marco regulatório e o alto custo para a implantação desse sistema de produção de energia. "Infelizmente, a produção de energia a partir de dejetos suínos ainda é cara, é inviável para o agricultor financiar. O Estado precisaria incentivar, abrir linhas de crédito", falou Dresch.

Audiência pública
Os membros da comissão aprovaram requerimento de autoria do deputado Natalino Lázare para a realização de audiência pública na cidade de Fraiburgo. A proposta é discutir formas de evitar a propagação da podridão branca, uma praga que tem causado prejuízos na produção de cebola e alho da região.

Controle populacional de javalis
O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) comunicou que o grupo de trabalho formado para debater estratégias de controle populacional de javalis em Santa Catarina vai se reunir nesta quarta-feira (27), às 10 horas, com o secretário adjunto de Agricultura, Ayrton Spies. No encontro, devem ser apresentadas deliberações e encaminhamentos sobre o tema.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar