Comissão de Segurança analisa projetos relacionados a torcedores de futebol
Os membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovaram, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (19), dois projetos de lei de autoria do deputado Sandro Silva (PPS).
O PL 14/2014 obriga as empresas de transporte rodoviário a encaminharem lista com os nomes dos passageiros às Delegacias de Polícia do Estado antes de qualquer viagem de torcedores para eventos futebolísticos em Santa Catarina. A matéria segue agora para votação em Plenário.
Já o PL 18/2014 estabelece que as torcidas organizadas do estado deverão manter certidão negativa criminal de cada integrante junto ao cadastro atualizado de seus associados ou membros. A proposição será encaminhada para a análise da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
A relatora das matérias, deputada Ana Paula Lima (PT), comentou que a intenção dos projetos é evitar ocorrências de violência protagonizadas por torcidas organizadas, como a briga entre torcedores dos clubes Atlético Paranaense e Vasco da Gama na Arena Joinville no dia 8 de dezembro de 2013.
O colegiado também aprovou o PL 209/2014, apresentado pelo deputado Sargento Amauri Soares (PSOL). A matéria institui o Dia Estadual da Policial Feminina, a ser comemorado em 10 de fevereiro. A data coincide com a criação do Pelotão de Polícia Feminina, em 1983.