Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2025 - 10h26min

Comissão de Saúde aprova a realização de novas audiências e eventos

Imprimir Enviar
A Comissão de Saúde é presidida pelo deputado Neodi Saretta.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Reunida na manhã desta quarta-feira (26), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou requerimentos para realização de três audiências públicas e a participação em um congresso e um seminário.

Atendendo a solicitação da deputada Paulinha (Podemos), o colegiado irá realizar uma audiência para discutir a regulamentação do uso de câmaras de bronzeamento artificial em Santa Catarina.

“O objetivo dessa audiência pública é, de fato, ouvir todos os lados. Trazer os médicos, trazer esses estudos internacionais, entender porque tantos países aprovam o bronzeamento artificial, quais são os critérios e condições de utilização. E, quem sabe, amanhã a gente possa auxiliar as estruturas públicas e provocar a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] a se manifestar acerca do uso ou não desses equipamentos, seja para tratamento estético, seja para tratamento medicinal”, disse.

De iniciativa da parlamentar, também foi aprovada a criação de um calendário sobre audiências de capacitação para prescrição de medicamentos à base de Canabidiol, para médicos e profissionais de saúde.

O deputado Neodi Saretta (PT) também contou com a aprovação de dois pedidos para a realização de audiências públicas.

O primeiro, para debater e encaminhar  sobre o credenciamento junto ao SUS do Hospital São Francisco como unidade de assistência em alta complexidade em Oncologia. O debate acontecerá no município de Concórdia, em data a ser fixada.

Já o outro debate solicitado por Saretta, acontecerá em conjunto com outras comissões e terá como tema as causas e problemas de falta de moradia e emprego, e uso abusivo de substâncias psicoativas.

Outros requerimentos
Ainda durante a reunião, foram aprovados pedidos para que a Comissão de Saúde tome parte na organização de outros eventos e ações.

No mês de agosto o colegiado promoverá o 7º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. O evento, solicitado pelo deputado Fernando Krelling (MDB), acontecerá no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

Já o deputado Maurício Peixer (PL), contou com a manifestação favorável da comissão para a realização de um seminário estadual sobre fibromialgia. O seminário também acontecerá no auditório Deputada Antonieta de Barros, mas no dia 12 de maio. Conforme o autor, a data foi escolhida para marcar a passagem do Dia Mundial da Conscientização sobre Fibromialgia.

Por fim, foi acatada a demanda do deputado Neodi Saretta para que durante o mês de março a fachada e as dependências internas da Assembleia Legislativa sejam iluminadas na cor azul. O pedido incluiu a participação de representantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em reunião ordinária da Comissão de Saúde para tratar da campanha Março Azul 2025.

Alexandre Back
Agência AL

Saiba Mais

Voltar