Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2022 - 09h39min

Comissão de Saúde defende protocolo de tratamento de dermatite atópica

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Saúde da Alesc
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai encaminhar ofício para a Secretaria de Estado da Saúde pedindo a criação de um protocolo clínico de diretrizes terapêuticas para o tratamento de dermatite atópica em Santa Catarina. A decisão foi tomada durante reunião do colegiado na manhã desta quarta-feira (11).

O assunto foi trazido à pauta do dia pelo deputado estadual Jair Miotto (União), que solicitou o apoio dos demais integrantes da comissão para sensibilizar o órgão estadual. “Recebi essa demanda da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina para que seja criado um protocolo clinico de tratamento das pessoas que sofrem com dermatite atópica”, explicou. A instituição também solicitou que o medicamento Ciclosporina faça parte das estratégias para melhorar a realidade dos pacientes acometidos pela dermatite crônica.

Miotto relatou também que já fez várias reuniões com representantes das associações estaduais das páreas de dermatologia e pediatria sobre o assunto. “A doença atinge principalmente as crianças”, citou. O presidente da comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT) comentou que o ofício e o protocolo serão encaminhados à secretaria para que se façam “todos os esforços necessários, certamente junto com o Ministério da Saúde, para que esse protocolo seja, de fato, emitido”.

Eventos
Na reunião também foi aprovada a realização de dois eventos ligados à saúde na Alesc. O primeiro deles é uma audiência pública presencial com data e horário a serem definidos para tratar do Projeto de Lei 85/2022, que trata sobre o Programa Estadual Saúde sem drogas, especialmente sobre a questão da internação involuntária dos dependentes químicos. O pedido foi protocolado pelo deputado Ivan Naatz (PL), que é autor da matéria.

Apresentado pelo deputado Saretta, foi acatado também o requerimento para o uso do Auditório Antonieta de Barros, nos dias 24 e 25 de outubro, com horário a ser definido, para evento que visa comemorar o “Dia do Dentista e a Semana Nacional da Saúde Bucal". O parlamentar explicou que recebeu solicitação da área técnica da saúde bucal da Secretaria de Estado da Saúde.

Voltar