Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2023 - 18h51min

Comissão de Esportes recebe dirigente do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Esportes e Lazer se reuniu nesta quarta-feira (13) para ouvir o coordenador da Educação Paralímpica do Comitê Paraolímpico Brasileiro, David Farias, acompanhado de representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Conselho Regional de Educação Física (Cref/SC).

Presidente do colegiado e autor do requerimento que proporcionou o debate, o deputado Fernando Krelling (MDB) lembrou que Santa Catarina é referência nacional e internacional no paradesporto, tanto no ambiente escolar quanto no esporte de alto rendimento. “Agora é hora de levar o paradesporto para dentro das escolas, num movimento que faz com que os professoras tenham vivência com esta política pública do bem.”

Farias declarou que o objetivo do comitê é firmar um acordo de cooperação técnica com os estados para a formação de professores para atuar no paradesporto. “A Alesc e a Comissão de Esportes estão colaborando para levar a proposta à Secretaria de Educação e às secretarias municipais em prol de uma atividade física esportiva mais inclusiva.”

Juarez Perfeito, da Secretaria de Estado da Educação, disse que a pasta tem interesse em se aprofundar no tema, enquanto o vice-presidente do Cref/SC, Delmar Tondolo, informou que a entidade realizou este ano diversos workshops por Santa Catarina com o intuito de levar orientação sobre o paradesporto.

Três aulas semanais de educação física
Delmar, secretário de Esportes de Brusque, fez um pedido oficial à Secretaria de Educação no sentido de que os alunos das escolas públicas tenham três aulas semanais de educação física, reivindicação que foi apoiada pelo deputado Mário Motta (PSD). “Um resgate, pois já havia lei neste sentido. Fundamental para a saúde dos nossos jovens."

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar