05/05/2009 - 22h45min
Comissão de Educação recebe estudante da Unifebe
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pelo deputado Pedro Uczai (PT), se reuniu hoje (5) para ouvir o estudante da 8ª fase de Direito, da Unifebe (Centro Universitário de Brusque), Danilo Visconti, sobre possíveis irregularidades nas últimas eleições para o Diretório Central de Estudantes (DCE), da instituição. Segundo o estudante, a reitoria, que é contra a chapa vencedora da última eleição, fechou as portas do DCE e impediu a entrada dos alunos. “Estamos vivendo uma caça às bruxas. A reitoria faz o que bem entende”, disse.
O estudante relatou que após a sua chapa vencer a eleição outros dois alunos assumiram o DCE e se negaram a sair. “Após muita conversa, eles resolveram sair e me entregar a chave da sala. Só que me deram uma chave falsa e saíram correndo. Foi então que um segurança e um funcionário da universidade trancaram a gente. Nessa confusão, um aluno saiu machucado”, disse. Danilo chegou a ser suspenso por 30 dias, mas conseguiu uma liminar na Justiça Federal para retornar às aulas.
Danilo pediu que a Assembleia Legislativa se posicione sobre o caso, já que o DCE está funcionando de forma provisória. “O mesmo assunto está sendo relatado da Câmara de Vereadores de Brusque e esperamos obter alguma resposta positiva”, completou.
O deputado Licio Mauro da Silveira (PP) sugeriu que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação, entrasse em contato com a Câmara de Vereadores para que fosse marcada uma audiência pública para debater o tema. A Unifebe oferece 17 cursos e funciona no município desde 1973.
Audiências públicas
A comissão ainda aprovou, na reunião de hoje, a realização de duas audiências públicas. A primeira, a ser realizada no próximo dia 18, em Fraiburgo, tem como tema debater sobre quais cursos devem ser implantados pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (Infet), no município. A outra, em data a ser definida, ocorrerá na Assembleia Legislativa, para tratar da Copa 2014 em Santa Catarina. A solicitação da reunião foi feita pelo deputado Renato Hinnig (PMDB). Também estavam presentes na reunião os deputado José Cardozo – Cardozinho (PPS) e o deputado Elizeu Mattos (PMDB). (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)