Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2021 - 15h56min

Comissão apoia divulgação de cursos para jovens

Imprimir Enviar
Diretor-executivo da Junior Achievement, Evandro Badin
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Considerada a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo, envolvendo aproximadamente 10 milhões de jovens por ano em 124 países, dos quais mais de 660 mil em Santa Catarina, desde a sua fundação em 1997, a Organização Social Junior Achievement/SC está investindo em aulas on-line gratuitas e interativas voltadas para adolescentes com espírito empreendedor. Os programas foram lançados nesta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa, com apoio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia.

Para o diretor-executivo da Junior Achievement, Evandro Badin, a pandemia da Covid-19 também afetou a entidade, diminuindo drasticamente os números no ano passado. Ele relata que em 2019 foram ministrados programas em 80 municípios catarinenses, beneficiando 62 mil jovens em 328 estabelecimentos de ensino, só que em 2020 foi necessário se reinventar. “Fechamos 2020 com oito programas totalmente digitais e neste ano vamos continuar investindo neles.”

O presidente da comissão de Economia, deputado Jair Miotto (PSC), destacou que a Junior Achievement tem uma função relevante na formação e capacitação dos adolescentes, visando despertar o espírito empreendedor. “Eles treinam e capacitam toda essa garotada para que eles possam entender o mercado de trabalho, a relação com o futuro do trabalho, do nosso estado e do nosso país. É importante que a Alesc apoie esse tipo de iniciativa que amplia a visão dos jovens em relação ao dinheiro e a lidar com as finanças.”

Badin enfatiza que a entidade é mantida e administrada por empresas privadas, que apoiam com recursos financeiros e compartilham as experiências dos seus profissionais com os jovens. A Junior Achievement tem como missão inspirar jovens a empreender, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio de instituições públicas e particulares o espírito empreendedor. Por meio dos programas educacionais, possibilita aos alunos o conhecimento e a vivência de situações relacionadas à economia e aos negócios, passando pelo tema da sustentabilidade e da ética nas relações profissionais.

Supercertificados
Foram lançados na Assembleia Legislativa quatro cursos on-line: “Aprender pra quê”; “Meu Dinheiro, Meu Negócio”; “Conectado com o Amanhã” e “O futuro do trabalho”, todos com uma duração média de duas horas, trazendo conteúdo e contexto sobre a economia para os jovens, de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site jabrasil.org.br/SC e os programas iniciais estarão disponíveis gratuitamente nos meses de abril, maio e junho.

Aqueles que assistirem estes quatro programas terão direito a um “supercertificado” da Junior Achievement, em junho deste ano, e poderão participar de dois programas diferenciados, O “JA Innovation Camp” e do “JA Startup”.

O JA Innovation Camp é um workshop de seis ou oito horas, onde jovens entre 15 e 25 anos, organizados em equipes, buscam soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios. Com o JA Startup, os jovens poderão experimentar a criação de um negócio, conhecer conceitos, ferramentas e desenvolver habilidades necessárias para transformar suas ideias em startups. Este programa tem duração de 15 horas e pode ser feito no meio on-line.

Junior Achievement
Criada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos  e uma das maiores e mais antigas organizações de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. No Brasil, possui unidades em todo território nacional.

Trata-se de associação educativa, mantida pela iniciativa privada, que visa despertar o espírito empreendedor em jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando visão clara do mundo dos negócios e criando pontes entre os jovens e o mercado de trabalho.

Voltar